O termo de “prostituta sagrada” é na sua acepção actual incorrecto para o contexto da época. Antes do cristianismo lhe dar essa conotação pejorativa, durante milénios o Culto da Deusa Mãe e a sexualidade da mulher era sagrada e a liberdade do seu corpo igualmente enaltecida pelo amor, como forma de dádiva e iniciação amorosa. O termo de que deriva hierodulae queria exactamente significar o contrário dessa acepção de hoje e significava Mulher sagrada, porque dedicada ao culto da Deusa e desse modo era a Iniciadora do Amor ao mais alto nível e não a meretriz dos nossos dias a que associamos a prostituta.
Conforme passo a citar:
“O termo escolhido pelos modernos tradutores, é aplicado à hierodulae, ou “mulher sagrada” do tempo da deusa, que desempenhava um papel importante no dia a – dia do mundo clássico.
As sacerdotisas de Deusa e os seus importantes
encontros iam até ao período Neolítico (7000-3.500ª.C.), tempos em que Deus era honrado e amado no feminino em todas as regiões conhecidas hoje como a Europa e o Médio Oriente.
No mundo antigo, a sexualidade era considerada sagrada, uma dádiva especial da deusa do amor, e as sacerdotisas que oficiavam-nos templos da deusa do amor do Médio Oriente eram consideradas sagradas pelos cidadãos dos impérios grego e romano. Conhecidas como “mulheres consagradas”, eram tidas em grande estima como invocadoras do amor, do êxtase e da fertilidade da Deusa.
Em alguns períodos da História Judaica, até faziam parte da adoração ritual no Templo de Jerusalém, se bem que alguns dos profetas de Iavé deplorassem a influência da Grande Deusa, localmente chamada de “Ashera”.”
In Maria Madalena e o Santo Graal
De MARGARET STARBIRD (Quetzal)
6 comentários:
- Vou deixar isto em branco, tá???
Para bom entendedor meia palavra basta. rl
Boa explicação, eu estava lendo o velho testamento e fiquei curioso. Você tem conhecimento mais preciso das funções dessas mulheres? Elas eram sacerdotisas? Distribuíam "bençãos" e tinham relações com todos adoradores?
Meu sonho é saber quando essa realidade relatada no texto mudou.oque ocorreu na história para que isso mudasse, e,em qual época? Alguém me informe por gentileza. Obrigado
Pode ler um livro muito importante, O CÁLICE E A ESPADA de Riane Aisler mas há muitos mais que a poderão ajudar a esclarecer estas questões mesmo pesquisando aqui no blog.
Enviar um comentário