O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, julho 16, 2008

AS SUBJECTIVIDADES...

“TODA A AMIZADE É UM DRAMA IMPERCEPTÍVEL, UMA SEQUÊNCIA DE FERIDAS SUBTIS”
E. CIORAN

Há sempre um momento na vida em que nos tornamos espectadores indejáveis na vida dos outros...de todos os outros...
Acontece quando nos sentimos afastados repentinamente do palco de grandes amizades por nos termos tornado num espelho demasiado incómodo...
Já tive essa experiência algumas vezes na vida, e sempre que aconteceu doeu-me na carne da alma.
Na verdade nós sabemos sempre o que realmente uma pessoa sente quando nos diz amar... Deixamo-nos enganar porque queremos. Durante anos acreditamos, mas no fundo sabemos qual o sentimento velado da pessoa, e o nosso, mas não queremos ver e é num dado momento preciso, inesperadamente, que nos cai em cima a certeza fulminante de que a verdade é mesmo aquela que não queriamos admitir nem ver do início... Ninguém ama realmente quem somos!

Isso coincide quase sempre com uma suposta mentira ou traição mas na verdade é apenas a queda da ilusão (ou a retirada da projecção), com a qual todos somos coniventes quando pesnamos que alguém nos ama...
O amor humano é apenas uma projecção ideal do que desejamos...aceitamo-lo por carência ou conveniência...por solidão ou vaidade. Às vezes só por orgulho!

A ilacção a fazer ou a lição a tirar é que é mais fácil de facto perdoar e aceitar pessoas que nos mentem e nos traiem do que pessoas que nos espelham uma verdade que não queremos ver...

Sempre pensei assim e sempre aconteceu assim. Agora vão-me dizer que fui eu que co-criei isso e que o amor entre os humanos é possível...mas eu não creio.
Só amor incondicional é verdadeiro e nós estamos muito longe de o viver no nosso quotidiano...
Nós somos sub-humanos e creio que só agora caminhamos para verdadeiros Humanos.
E como diz o poeta doutra forma,


"Mesmo eu, o que sonha tanto, tenho intervalos em que o sonho me foge. Então as coisas aparecem-me nítidas. Esvai-se a névoa de que me cerco. E todas as arestas visíveis ferem a carne da minha alma. Todas as durezas olhadas me magoam o conhecê-las durezas. Todos os pesos visíveis de objectos me pesam por a alma dentro.
A minha vida é como se me batessem com ela."

F. PESSOA

6 comentários:

Sirius disse...

Minha querida Leo, que tem a força do Leão, iluminada pelo Sol...
Namastê

A minha lição diuturna tem sido a do amor incondicional....quase um trabalho de Hércules? Pode ser....
Mas é tão bom para a Alma qdo se "passa" de lição!
E eu tenho passado e por vezes creio que me meti numa estrada que não sei onde vai dar, mas os arcabouços estão se desmantelando....

Estamos aqui, encarnados, para viver e aprender....éAmar Incondicionalmente é A lição!!!

Muitos beijos, inúmeros....

Sirius disse...

É muito bom amar o outro pelo amor, simplesmente, que nutre, que ajuda a crescer....é muito bom!!!!
Ai nós podemos dizer: eu amo!

beijos

Sirius disse...

Sonho (im)possível

Maria Betânia

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã este chão que eu deixei
Por meu leito e perdão
Por saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor

http://www.youtube.com/watch?v=NjE3m_nqnEo

Vá a té lá ouvir...tem uma surpresinha pra vc!!!!

Sirius disse...

Sonho (im)possível

Maria Betânia

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã este chão que eu deixei
Por meu leito e perdão
Por saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor

http://www.youtube.com/watch?v=NjE3m_nqnEo

Vá a té lá ouvir...tem uma surpresinha pra vc!!!!

Xaxeila disse...

Eu amodoro Fernando Pessoa, Rosa, eu leio o seu blog sempre que posso porque a poesia que você apresenta sempre desperta estranhas energias em mim...

Anónimo disse...

Obrigada às duas eu deixei estas mensagens em branco tanto tempo!
Obrigada a Sírius...pelo poema de pessoa e a voz de betânea...

abraço

rosa leonor