O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, dezembro 05, 2008

A FONTE DE REGÚGIO

" As Dakinis são deidades femininas" (...)

"Dakini é uma das fontes de refúgio."


"Além de tomar refúgio nas Três Jóias (Buda, Dharma e Sangha), nós tomamos também refúgio nas Três Raízes (Guru, Yidam e Dakini): Guru como a raiz das bênçãos porque ele ou ela nos guiará até a iluminação; Yidam como a raiz de realização porque pelo meio hábil de se praticar em um Yidam ou deidade de proteção, nós conseguimos perceber a natureza ou a própria mente da deidade. E finalmente a Dakini como a raiz de todas as atividades iluminadas, representando a sabedoria primordial.

A Dakini está associada à vacuidade, assim ela tem habilidade para aflorar aspectos ilimitados das atividades iluminadas que podem ser agrupados em quatro: pacificadora, enriquecedora, magnetizadora e destruidora. As Dakinis portanto encarnam a união da vacuidade com a sabedoria. Não existe nada além disto.

Muitas pessoas associam os princípios de Dakini com beleza física ou atrações físicas de uma mulher, porém este não é o último significado. Uma Dakini tem a habilidade para se mover pelo espaço livremente, um espaço que está além dos pensamentos e além das fabricações. Este é o estado de consciência que está sob controle, estável e ainda assim livre. Todos têm habilidade suficiente e potencial para perceber o princípios de Sabedora da Dakini ou esta natureza dentro da si mesmos."

Pema Tzewang

2 comentários:

Anónimo disse...

Rosa,encontrei hoje este blog dedicado à"todas as Daikinis,Budas e Botsavas Femininos",e por uma "estranha" coincidência,abro a pag do Mulheres e Deusas e encontro a postagem de hoje sobre Daikinis.
Este é o blog
http://dakinilounge.blogspot.com/
Abraços

Anónimo disse...

Não foi coincidência... eu tirei desse site mas guardei e já não me lembrava onde tinha visto o texto...Obrigada por me enviar o endereço do Blogue. Gosto de colocar sempre a fonte...
Tenho andado a ver os blogues que me falou e como tenho visitado o seu também lá encontrei coisas muito interessantes.

um abraço

rosa leonor