"Objetividade é a denominação que a sociedade Patriarcal dá à subjetividade masculina" Adrienne Rich (1929-2012)
MULHERES ATENÇÃO:
"A maioria das depressões, tédios e confusões errantes da mulher é causada por uma severa restrição da vida da alma, na qual a inovação, o impulso e a criatividade são proibidos ou limitados. As mulheres recebem um enorme impulso para agir proveniente da força criadora. Não podemos ignorar o fato de ainda ocorrerem muitas apropriações e mutilações dos talentos das mulheres através das restrições culturais e do castigo aos seus instintos naturais e saudáveis."*
Clarissa Pinkola estes também nos fala sobre os predadores:
"Na vida diária, também existem muitos ladrões de luz e assassinos da consciência. Em geral, o predador se apodera do suco criativo da mulher por simples prazer ou para seu próprio uso, deixando-a mais pálida do que a cera e sem saber o que aconteceu enquanto ele está cada vez mais alegre e saudável. A pessoa predadora quer que a mulher não preste atenção aos seus instintos por medo que se dê conta de que aplicaram um sifão à sua mente, sua imaginação, seu coração, a sua sexualidade ou o que seja.
O esquema da entrega da vida do próprio núcleo começa às vezes na infância, favorecida pelas pessoas que cuidam da criança e pretendem que as suas qualidades e seu charme encham seu próprio vazio e mitigar a fome que sentem. O fato de que a criança seja educada desta maneira confere um enorme poder ao predador natural e a expõe que mais tarde se transforme em barragem de outros. Até que seus instintos tornam-se a colocar em sua respectiva ordem, a mulher que foi educada desta maneira é extremamente vulnerável à possibilidade de ser vítima das tácitas e devastadoras necessidades psíquicas dos outros. Em Geral, uma mulher com os instintos bem desenvolvidos sabe que o predador a espreita quando se vê presa em um relacionamento ou uma situação que apequena sua vida em vez de engrandece-la."*
AS DUAS MULHERES, como um todo...
"Embora cada lado da natureza de uma mulher represente uma entidade separada, com funções diferentes e capacidade de discernimento, eles devem, à semelhança do cérebro com seu corpo caloso, ter uma tradução um do outro e, portanto, funcionar como um todo. Se a mulher esconde um dos lados ou privilegia um dos lados em demasia, ela tem uma vida desequilibrada que não lhe permite acesso ao seu pleno poder. Isso não é bom. É necessário desenvolver os dois lados." - C.P.E.
Esta nota é demasiado importante para não a fixarem ou comentarem...nela está implícita a consciência da divisão da mulher ou seja - essas duas partes da mulher formam um todo quando estão unidas e esse é o nosso propósito. Enquanto isso não acontece as mulheres vivem separando a sua parte instintiva sexual da sua parte racional maternal, de acordo com o que os homens exigem delas e a sociedade...é ai que se dá o conflito interior da mulher que não compreende que dentro dela há essas duas forças e que se desequilibrando ela perde o seu poder.
rlp
excertos de Clarissa Pinkola Estees
Sem comentários:
Enviar um comentário