O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, abril 14, 2019

ONDE A EMANCIPAÇÃO FEMININA?


"Pornografia: O Novo Terrorismo?” em As Políticas do Corpo, N. 45, Livro publicado em Agosto 1978

O QUE É QUE MUDOU EM 40 ANOS?

(…)
Uma mulher, quase nua, em uma cela, em cadeia, carne arrancada do chicote, peitos mutilados por uma faca ela é entretenimento, a fantasia favorita do garoto, o direito precioso de cada homem, o destino potencial de cada mulher.

A mulher torturada é entretenimento sexual.
A mulher torturada é sexualmente excitante.
A angustia da mulher torturada é sexualmente excitante.
A degradação da mulher torturada é sexualmente fascinante.
A humilhação da mulher torturada é sexualmente prazerosa, emocionante, gratificante.

Mulheres são pessoas degradas e aterrorizadas. Mulheres são degradadas e aterrorizadas por homens. Estupro é terrorismo. Violência de marido contra esposa² é terrorismo. O massacre médico é terrorismo. O abuso sexual em suas cem milhões de formas é terrorismo.


Os corpos das mulheres são possuídos pelos homens. As mulheres são forçadas a ter filhos
involuntariamente porque homens, não mulheres, controlam as forças reprodutivas das mulheres. As mulheres são uma população escravizada — a colheita que colhemos são as crianças, os campos nos quais trabalhamos são as casas. Mulheres são forçadas a cometer atos sexuais com homens que violam suas integridades porque a religião universal — desprezo pelas mulheres — tem como seu primeiro mandamento que as mulheres existem puramente como forragem sexual para os homens.

As mulheres são pessoas ocupadas. Nossos próprios corpos são possuídos, levados por outros que tem um direito inerente de leva-los, usados ou abusados por outros que tem um direito inerente de usá-los ou abusá-los. A ideologia que energiza e justifica essa degradação sistemática é uma ideologia fascista — a ideologia da inferioridade biológica. Não importa o quão disfarçada ela seja, não importa qual refinamento a deixe mais apresentável, essa ideologia, reduzida a sua essência, postula que mulheres são biologicamente adequadas para funcionar apenas como criadoras, pedaços de bundas e serventes. Essa ideologia fascista da inferioridade feminina é a ideologia predominante nesse planeta. Como Shulamith Firestone colocou na Dialética do Sexo, “a classe de sexo é tão profunda quanto é invisível”. Que mulheres existem para serem usadas por homens é, muito simplesmente, o ponto de vista comum, e o ponto de vista concomitante, inexoravelmente ligado, é que a violência usada contra mulheres para nos forçar a cumprir nossas tão chamadas funções naturais não é na verdade violência. Todo ato de terror ou crime cometido contra mulheres é justificado como uma necessidade sexual e/ou é descartado como absolutamente sem importância. Essa extrema insensibilidade passa como normalidade, de modo que quando as mulheres, após anos ou décadas ou séculos de abuso indescritível, elevamos nossas vozes com indignação contra os crimes cometidos contra nós, somos acusadas de estupidez ou loucura, somos ignoradas como se fossemos manchas de poeira ao invés de carne e sangue.

Nós, mulheres, estamos levantando nossas vozes agora, porque em todo esse país uma nova campanha de terror e vilificação contra nós está sendo travada.
A propaganda fascista celebrando a violência sexual está varrendo essa terra. A propaganda fascista celebrando a degradação sexual das mulheres está inundando cidades, campus de faculdades, pequenas cidades. A pornografia é a propaganda do fascismo sexual. A pornografia é a propaganda do terrorismo sexual. Imagens de mulheres encadernadas, machucadas e mutiladas em praticamente todas as esquinas da rua, em toda as lojas de revista, em todas as farmácias, em casas de cinema após casa de cinema, em outdoors, em cartazes colados em paredes, são ameaças de morte a população feminina em rebelião. A rebelião feminina contra o despotismo sexual masculino, rebelião feminina contra a autoridade sexual masculina, é agora uma realidade em todo este país. Os homens, enfrentando a rebelião com um crescimento de seu terror, penduram fotos de corpos femininos mutilados em todos os lugares públicos.

Nós somos forçadas a ou capitular, sermos espancadas por essas imagens de abuso até a aceitação silenciosa da degradação feminina como um fato da vida, ou a criarmos estratégias de resistências derivadas de uma vontade completamente consciente de resistir. Se nós capitularmos — sorrirmos, sermos boas, fingirmos que a mulher em correntes não tem nada a ver conosco, desviarmos nossos olhos quando passarmos pela imagem dela cem vezes por dia — nós perdemos tudo. Ao que, afinal de contas, todo o nosso trabalho contra o estupro ou a violência de maridos contra mulheres equivale quando uma foto delas vale mil palavras nossas?

Estratégias de resistências estão se desenvolvendo. As mulheres estão cada vez mais se recusando a aceitar a mentira perniciosa e debilitadora de que a humilhação sexual de mulheres por diversão, prazer e lucro é um direito inalienável de cada homem. Petições, folhetos, piquetes, boicotes, vandalismo organizado, discursos afora, palestras, campanhas de escrita de cartas, assédio intenso e militante a distribuidores e exibidores de filmes misóginos, e uma recusa inflexível de dar ajuda e conforto aos amigos de trabalho dos pornografistas, politicamente convencidos de sua moralidade³, estão aumentando, conforme as feministas se negam a se acovardar diante dessa nova campanha de aniquilação. Estas são ações iniciais. Algumas são rudes e algumas são civis. Algumas são ações de curto prazo, espontaneamente inflamadas pela indignação. Outras são estratégias de logo prazo que demandam extensiva organização e comprometimento. Algumas desconsideram a lei masculina, quebram ela com militância e orgulho. Outras ousam exigir que a lei proteja as mulheres — mesmo as mulheres — do terrorismo descarado. Todas essas ações surgem da verdadeira percepção de que a pornografia ativamente promove o desprezo violento pela integridade e pela liberdade legítima das mulheres. E, apesar das reivindicações masculinas em contrário, feministas, não pornógrafos, estão sendo presas e processadas por agentes da lei masculinos, todos de repente “libertários civis”, quando o privilégio masculino é confrontado nas ruas por mulheres irritadas e insolentes. O conceito de “liberdades civis” nesse país nunca incorporou, e nem agora incorpora, os princípios e comportamentos que respeitam os direitos sexuais das mulheres. Portanto, quando pornógrafos são desafiados pelas mulheres, a polícia, os advogados de distrito e os juízes punem as mulheres, ao mesmo tempo que ritualmente afirmam ser guardiões legais da “liberdade de expressão”. Na verdade, eles são os guardiões legais do lucro masculino, da propriedade masculina e do poder fálico.

Ações feministas contra a pornografia devem cobrir o país, de forma que nenhum pornógrafo possa se esconder, ignorar, ridicularizar ou encontrar refúgio da indignação de mulheres que não serão degradadas, que não se submeterão ao terror. Onde quer que essas mulheres reivindiquem qualquer dignidade ou desejem qualquer possibilidade de liberdade, nós devemos confrontar a propaganda fascista que celebra a atrocidade contra nós de cabeça erguida — expor ela pelo que ela é, expor aqueles que a fazem, aqueles que a anunciam, aqueles que a defendem, aqueles que consentem com ela, aqueles que gostam dela.

No curso dessa difícil e perigosa luta, nós seremos forçadas, conforme nós experimentarmos a intransigência daqueles que cometem e apoiam esses crimes contra nós, a nos fazermos perguntas mais difíceis e profundas, as que tanto tememos:
O que é essa sexualidade masculina que requer nossa humilhação, que literalmente se incha com orgulho da nossa angústia;
O que significa mais uma vez — após anos de análise e ativismo feminista — os homens (gays, de esquerda, que seja) que proclamam um compromisso com a justiça social estarem decididos a recusar-se a enfrentar o significado e significância de sua defesa entusiástica de mais uma praga misógina;
O que significa os pornógrafos, os consumidores da pornografia e os apologistas da pornografia serem homens com os quais crescemos, homens com quem falamos, com quem vivemos, os homens que são familiares para nós e muitas vezes queridos por nós como amigos, pais, irmãos, filhos e amantes;
Como, cercadas por essa carne da nossa carne que nos despreza, defenderemos o valor de nossas vidas, estabeleceremos nossa integridade autêntica e, por últimos, alcançaremos nossa liberdade?

EXCERTO DE ARTIGO EM M.
“Pornografia: O Novo Terrorismo”, publicado primeiramente sob o título de “Pornografia: O Novo Terrorismo?” em As Políticas do Corpo, N. 45, Agosto 1978; depois publicado sob seu título real, sem o ponto de interrogação, na Revisão de Lei e Mudança Social da Universidade de Nova Iorque, Vol. III, №2, 1978–1979. Direitos autorais © 1977 por Andrea Dworkin. Todos os direitos reservados.

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