O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, junho 20, 2019

O TRAUMA



"A espiritualidade  com fundamento é a espiritualidade informada do trauma. Período. Nestes tempos de escuridão da consciência de trauma, esta é uma afirmação surpreendente. O que é que o trauma tem a ver com a espiritualidade, certo?
Tudo.

O trauma é omnipresente. Mas infelizmente, esta sociedade é de negação. A maioria de nós não faz ideia do quão traumatizados somos, quanto mais do que é preciso para recuperar mesmo só um pouco desde pequenos. Como Cultura, estamos no início de desvendando o mistério do trauma. De novo. Sim, o trauma tem uma história esquecida. Uma história de ter sido compreendida pela sociedade, trazida à luz - só para depois novamente ser enterrada, negada e dissociada de. E esta é a razão fundamental por que ainda estamos a ficar boquiaberta pela burlões. Todos nós estamos desesperados por encontrar alívio, e no entanto, o processo de cura é principalmente um território desconhecido. E há pessoas por aí absolutamente sem nenhum escrúpulo em lucrar com a nossa dor e ignorância. E nós não queremos acreditar nisso. Nós colocamos estes professores e gurus auto-denominados em pedestais, porque nós precisávamos deles, mas agora nós apesar disso estamos a defendê-los. E estamos em negação de tudo isto, porque, como dizem "negar algo é se negar-se a si mesmo". Porque em algum momento  entramos num processo de dissociação -- Não intencionalmente, mas sim porque  esse foi o único caminho que nos foi mostrado. E agora, estamos emocionalmente envolvidos.  Psy 101.

E assim, é matematicamente impossível que o trabalho do Jeff possa entrar em ressonância com   esas pessoas.  Na verdade, os mais inconscientes da sua  dissociação / alienação de seus próprios traumas , e que se atrevem  digo, a dizer auto-vitimados , mais eles serão apanhados pela sua mensagem. É axiomático que quanto mais tivermos integrado todos os nossos traumas exilados  na nossa psique (e este é um processo indescritivelmente difícil, e muito poucos estão envolvidos nele), mais compaixão e compreensão surgem naturalmente em nossos corações perante a dor de outras pessoas; quanto menos sentimos a necessidade de defender esses gurus populares e figuras de autoridade poderosa, menos tememos e mostrar as emoções dolorosas - as nossas próprias e as dos outros, e menos vergonha e aversão sentimos à palavra " vítima ", etc, etc ", etc.

Então, se você se encontrar preso em sentimentos de desaprovação para com as pessoas que parecem ser  Guru bater " e " desabafar " e " vítima-identificada ", pergunte a si mesmo o que está sendo acionado em você. Torne-se grande, sim, pelas próprias emoções das quais você deveria estar  controlando - ao torná-las grandes. Encontre um espaço seguro onde  possa expressar-las, e vamos parar com este jogo passivo-agressivo, eu estou-muito-Equânime-A-Ser-raiva, esta mentira totalmente transparente de "Eu não estou tentando envergonhar ninguém, o que eu não estou tentando  mexer o ninho do hornet mas a cura é uma escolha e por que você está sendo tão revoltado, e desculpa se isso te deixa ainda mais zangado, bem, isso só prova o meu ponto não é e o que não eu não estou a gás-Iluminação você o que Isso mesmo significa que mais um truque do seu vício de trauma de trauma?"

Você até reconhece que você é dependente? Que cena!, a coisa mais auto-amorosa que você poderia fazer quando está preso  é encontrar um lugar seguro para expressar esses sentimentos, porque é a porta para a sua cura! Mas se você está tão investido em manter que você já curou, e pensa que você transcendeu a sua raiva e dor, bem, você bloqueou o seu próprio caminho, e não tem jeito você vai deixar os outros ir para lá também."

~ Por sujata prakash

NOTA:

A tradução era muito má  e tentei dar-lhe nexo, mas deixo aqui o original em inglês apra tirarem duvidas.
rlp
"Grounded spirituality is trauma-informed spirituality. Period. In these dark ages of trauma awareness, this is a startling statement. What does trauma have to do with spirituality, right?
Everything.
Trauma is ubiquitous. But sadly, so is society's denial of it. Most of us have no idea how traumatized we are, let alone what it takes to recover even just a little tiny bit. As a culture, we are at the very beginning of unraveling the mystery of trauma. Again. Yes, trauma has a forgotten history. A history of having been understood by society, brought to light - only to then again be buried, denied and dissociated from. And this is the fundamental reason why we're still being bamboozled by hucksters. We are all desperate for relief, and yet, the healing process is mostly uncharted territory. And there are people out there with absolutely no qualms about profiting from our pain and ignorance. And we don't want to believe that. We've put these self-styled teachers and gurus on pedestals, because we've needed to, and now we find ourselves defending them. And we're in denial of all of this, because, as they say "the thing about denial is that it denies itself". Somewhere along the way, we got on the dissociative path -- not intentionally, but rather because that's the only path we were shown. And now, we're emotionally invested. Psy 101.
And so, it's mathematically impossible that Jeff's work will resonate with everybody. In fact, the more unconsciously dissociated/alienated from their own traumatized, and dare I say, victimized self one is, the more they will be triggered by his message. It is axiomatic that the more we have integrated all our traumatized exiles into our psyche (and this is an unspeakably difficult process, and very few are engaged in it), the more compassion and understanding just naturally arises in our hearts for other people's pain, the less we feel the need to defend popular gurus and powerful authority figures, the less we fear and shun painful emotions - our own and those of others, the less shame and aversion we feel to the word "victim", etc, etc, etc.
So if you find yourself triggered into feelings of disapproval towards people who seem to be "guru bashing" and "venting" and "victim-identified", ask yourself what is being triggered in you. Make it big, Yes, the very emotions you're supposed to be in control of - make them big. Find a safe space where you can express them, and let's stop this passive-aggressive, I'm-too-equanimous-to-be-angry game, this utterly transparent lie of "I'm not trying to shame anyone I'm not trying to stir the hornet's nest but healing is a choice and why are you being so angry, and sorry if that makes you even more angry, well, that just proves my point doesn't it and what no I'm not gas-lighting you what does that even mean is that another trick from your trauma addiction playbook?"
Do you even recognize that you are triggered? Gosh, the most self-loving thing you could do when you are triggered is to find a safe place to express those feelings, because it is THE doorway to your healing! But if you're so invested in maintaining that you've already healed, that you've transcended your anger and pain, well, you've blocked your own path, and no way are you going to let others go there either."
~by Sujata Prakash

2 comentários:

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Muito interessante. Espero como sempre que você esteja muito bem, eu vou como sempre admirando e vendo seu trabalho de longe.

Um abraço do coração.
Helena Felix

rosaleonor disse...

Fico muito contente por me dar noticias e saber que está bem. Tenho muito interesse em saber como está e como vão as coisas por ai e para si…

Não deixe de comunicar e dizer como vai!

Com muito afecto
abraço grande
rlp