O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, setembro 07, 2022

E a Serpente símbolo da Grande –Mãe e do poder da Mulher



O PODER DAS MULHERES QUE LHES FOI ROUBADO POR JEOVÁ  

E a Serpente símbolo da Grande –Mãe e do poder da Mulher, regeneradora e mutante, Melusine au l’Androgyne, “estava em contacto com os mistérios da terra, das águas, da escuridão – auto- suficiente, insensível, reservada, às vezes venenosa, capaz de deslizar sem deixar rasto, magicamente engolindo grandes criaturas e rejuvenescendo-se pela mudança da pele.” J.Markale

Consequentemente, a serpente tornou-se o maior símbolo animista e esotérico mas por ouro lado posteriormente ou paralelamente tornou-se para a Igreja católica simplesmente símbolo do pecado e da mulher tentadora para os seus padres misóginos e castrados ao serviço de um “deus macho” que pôs inimizade entre a mulher e a serpente, entre Maria a Virgem e simbolo do Culto da Deusa Mãe, em que Maria, de acordo com a imagem, pisa a sua cabeça e ela lhe morderia os calcanhares... antagonizando assim as mulheres ou seja, dividindo-a em duas, usando-as como mera mercadoria, uma para serviço do homem e da familia, a santa e a prostituta, uma  cingida ao lar e a outra à prostituição e ao bordel. 
rlp

(…) 
A Serpente representa a consciência da Terra, é a consciência do mundo natural, feminina e ecológica, representa o eterno poder do feminino, e como somos filhos da Terra, essa consciência também se expressa em nossos corpos, em nosso corpo ela é a serpente Kundalini dos iogues. O objetivo da consciência da Terra é nos conectar com ela para que nos libertemos da mente do predador. O uso sábio e sóbrio de plantas de poder é uma forma de nos conectarmos a essa consciência e promover o despertar da serpente Kundalini. Muitos caminhantes do Xamanismo de plantas de poder não ignoram a capacidade de estimular a Serpente Kundalini de plantas de poder como a Ayahuasca. Algo que exige do praticante grande equilíbrio ao lidar com esta Força. Não é à toa que a serpente é o clássico símbolo da medicina, pois Ela é a medicina contra o parasita que é o predador. Ao nos conectarmos com a consciência da Terra adquirimos a harmonia e a paz interior que implica na cura da mente doentia do predador."

(…) in pistas do caminho


O SÍMBOLO DA SERPENTE E O SEU SIGNIFICADO
 
“Para os povos da antiguidade, a serpente era um transmissor de conhecimento. Nos textos bíblicos encontramo-la, inclusive, relacionada com a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Mais tarde, Moisés construiria uma serpente de bronze que sanava os feridos que a olhavam.
Nos povos orientais, a serpente estava associada à transmissão de energia. Esta relacionava-se com uma outra simbologia, a da serpente Kundalini ou energia adormecida no homem.
Outro aspecto a ela ligado é o mito da imortalidade e a doutrina da reencarnação (as várias encarnações da alma num corpo), já que periodicamente substitui a sua pele velha por outra nova, num perpétuo rejuvenescimento, à semelhança do que acontece no homem quando muda de corpo (a pele), mas mantém a individualidade que é a sua consciência.
Um outro símbolo a ela associado é o Ouroboros. Trata-se de um símbolo cósmico em que a serpente aparece enroscada, mordendo a sua própria cauda. Também a vemos enrolada em espiral à volta da árvore (mito de Adão e Eva no Éden), que significa a representação dos ciclos do Tempo.” 

 Eduardo Amarante
in "LUGARES MÁGICOS E MEGALÍTICOS DE PORTUGAL"


Sem comentários: