![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuqwPgkHlbMiif_c6OA5W3NsWgZxziVmE1eon3ZR2uhlwCme33GkZl0WzcpVuH3WY-ZS6BZjyXtF2TyAnvduM8lYcPsyk8iWynR7eTXhmfw3seZ0T4A_DZNTJc54BviYEAbZbml4Zzi_QLjDw6bO_CN4T0YONOodlC4XLKbGLnV1V152muty4/s320/267135347_4790920431019056_8644323543735247914_n.jpg)
AS NOSSAS MENTIRAS, AS NOSSAS DEFESAS...
“…Para protegerem as feridas emocionais, e por terem medo de ser magoados, os seres humanos criaram um sistema mental muito sofisticado: o da negação. É através desse sistema de negação que nos tornamos uns perfeitos mentirosos. Mentimos tão bem que o fazemos connosco e até acreditamos nas nossas próprias mentiras. Não nos damos conta que estamos a mentir e, por vezes, mesmo quando sabemos que estamos a mentir, justificamos a mentira e desculpamo-nos para nos protegermos da dor das nossas feridas.
O sistema de negação é como uma parede de névoa diante dos nossos olhos, impedindo-nos de ver a verdade. Usamos máscaras sociais, porque nos é demasiado doloroso vermo-nos tal como somos ou permitir que os outros vejam o que realmente somos. E o sistema de negação permite-nos fingir que acreditamos que os outros acreditam naquilo que queremos que eles acreditem sobre nós. Erigimos estas barreiras de protecção para manter os outros à distância, mas acabamos por ficar encurralados e sem liberdade."
Sem comentários:
Enviar um comentário