O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, novembro 20, 2022

Com a fragilidade de tudo o que existe...



EM 2012 EU RECEBI ESTA MENSAGEM 

Não sei o que foi feito da Arielle, agora com 30 anos... Nunca mais soube dela do outro lado do mundo... e gostava tanto de saber dessa mulher menina que começou a ler este meu blog com 14 anos apenas...
Eu não parei como ela me pediu, mas não sei se ela parou de reflectir e seguir em frente um caminho diferente da mulher comum, se caiu nas mil tentações das mulheres jovens e de um destino incontornável ou não e se desviou dela mesma para cumprir o velho papel que cabe a toda a mulher de noiva e mãe...e esqueceu a semente da Grande Mulher que queria ser e intuia...
Gostava muito de lhe enviar um abraço e a esperança de que se tenha mantido lucida apesar de tudo o que nos desvia de nós mesmas e obriga a viver dentro deste Sistema que anula e aprisiona as mulheres...
Gostava de saber dela e do que caminho que fez depois ...   
Gostava que lesse o meu livro Lilith, a Mulher Primordial...
rlp

Rosa, (…)
Lendo seu blog, eu me sinto uma aprendiz ouvindo a sábia, uma sábia que vê com lucidez a realidade, e que me apresenta os caminhos para que eu ache a mim mesma... mesmo do outro lado do Atlântico, se houve uma iniciadora para mim, que desde os 14 (tenho 18 agora) me desvela segredos do mundo e reflexões que eu nunca tinha feito, essa Mulher foi a Senhora... eu sempre busquei algo diferente, não entendia por que não podia ser como as outras garotas, caladas, doces, sem essa chama que me queima... eu não tenho toda essa experiência, não tive tanto tempo para refletir sobre tudo, mas a Senhora me ensinou a ouvir meus instintos, meu útero, minha alma, minha dignidade, minha Fêmea interior... e ela me diz, por intuição, por um arrepio, o que eu devo fazer. Venho mergulhando em mim mesma sob sua orientação, creio que possa dizer, e desde lá não me encaixei mais por entre as outras. Talvez por ter começado tão cedo a lê-las, suas palavras tenham me tocado mais... eu não era moça feita, não tinha opiniões, família ou carreira formada. E hoje eu te agradeço do fundo do coração, Rosa, quando olho em volta e vejo quem me tornei. Não sou perfeita, sou cheia de dúvidas, às vezes tropeço pois também acabo influenciada pelas opiniões vazias dos que me cercam, mas eu sinto dentro de mim uma voz que faz coro com a sua ao ler essas palavras tão verdadeiras... creio que o medo seja parte do trajeto, ainda mais quando se nada contra a corrente e não há mais encaixe para alma tão grande quanto a sua... eu não posso nem imaginar o que sentes. Mas, pode ser egoísmo, peço-te que não pares. Por favor, não pares, Rosa, porque se mudares mais uma, duas, dez jovens como me mudastes, se elas espalharem sua semente como eu tento todos os dias fazer, esse mundo talvez possa mudar... todas tem a Deusa dentro delas. Basta acordá-la. Ou, pelo menos, assim eu gosto de acreditar... talvez seja ingenuidade minha. Desculpe pelo comentário grande. Beijos e obrigada de novo, Rosa.

Arielle

7 comentários:

Mafalda Cancela disse...

Sublinho, honestamente, as palavras da Arielle. Tal como ela, eu encontrei a Rosa também muito jovem. Honro o dia em que me cruzei, pela primeira vez, com as suas palavras! Disse para mim mesma " somos do mesmo pó de estrela e há coisas a fazer ." Muitos beijinhos, querida Rosa.

rosaleonor disse...

Eu também honro esse dia a agora a Mulher que se tornou! Grata minha querida pela presença e palavras. Quisera que todas as mulheres pudessem ser tão fiéis a si mesmas como a Mafalda no propósito mais belo que é ser-se a mulher que se é e se descobre inteira...

rlp

Anónimo disse...

Rosa, não te conheci tão jovem assim, estou com 31 anos e sou recém mãe. Tenho sonhos contigo, te sinto como uma grande guia para nós mulheres, por mais que talvez não se veja assim. Sinto que nestes últimos dois anos que encontrei seu blog, tuas palavras e tua jornada me prepararam para receber minha menina e transformar ou melhor dizendo buscar outro caminho, de um amor entre mãe e filha até agora desconhecido, congelado pelo sofrimento das minhas ancestrais. É um caminho doloroso quando escolhemos assim e Lilith vem me acompanhando , do seu jeito, com sua energia, acho que jamais conseguiria descrever, é um verdadeiro mistério. E quando estou muito mal com o peso do que recebi como mulher, eu sinto que você é uma fonte de força para seguir adiante. E agora teu livro me traz de volta a mim, no meio de tanta distração e programação da psique feminina. Confesso que a cisão da mulher em mim foi tudo que recebi das mulheres da família, é assustador, mas sei que é momento de integrar as duas mulheres, as polaridades e aprender a viver. Já olho as mulheres diferente, mas é um longo caminho e por estes tempos só quero minhas partes anuladas e perdidas. E decidir o melhor pra mim e pagar o preço. Minha filha me trouxe uma estranha liberdade e sua energia me vem afastando de tudo, creio que Lilith nos guia, e agora atravessamos nosso deserto. Porque não me entendem ou sentem o mesmo, nem mesmo as mulheres

Um forte abraço, Bruna e Esperanza
Logo te envio a foto com o livro

rosaleonor disse...

Minha querida Bruna, eu sinto-me profundamente tocada e inspirada pelo que o teu coração sabe e me diz e feliz por ter sido essa referência na tua vida e poder assim, ajudar a despertar mais uma mulher - uma grande mulher que és - e mãe para cuidar da nossa Esperança...
Sim espero a foto com o livro porque quero muito também ver o teu rosto e se possivel da menina...
Um abraço cheio de ternura e carinho. E o desejo de toda a força do mundo para continuares a seguir a tua Lilith bem no fundo de ti...
rosa leonor

Luz de Luna disse...

Sempre muito grata Rosa por seu legado, pelas tuas palavras e alma. Preciso de muita força por esses tempos com minha menina e para acreditarem em mim mesma. Aguardo seu email. Um grande abraço e bons ventos por estes dias tão confusos

rosaleonor disse...

Minha querida, o meu email é rleonor1@sapo.pt
Desejo-lhe muita força e coragem. O mundo está à beira de um grande colapso... não sabemos o que acontecerá, mas alguma coisa há-de ajudar-nos a ver claro dentro de nós.
Deixo-lhe um terno abraço e gratidão por sentir este eco que nos une a todas nós mulheres. Não tenha medo da confusão geral e continue a confiar na sua intuição e no seu coração!
rlp

Anónimo disse...

Obrigada Rosa, logo te escrevo, minha pequena estava com febre por estes dias, e também eu estou muito sensível com a passagem do ano. Assim como vc diz, é necessário acessar nossa sabedoria feminina, estou nesta parte do seu livro também, me dá ânimo. Um abençoado ano novo