O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, novembro 13, 2022

O PROBLEMA DA VONTADE DE PODER ...



A análise tenta descobrir os complexos em que a energia reprimida é mantida.
Se a análise tem uma relação corpo/psico relativamente harmoniosa, o material da sombra é óbvio nos sonhos. Em muitas pessoas, no entanto, o corpo e a psique foram divididos em uma idade muito precoce. Nos casos em que uma pessoa era indesejada, ou indesejada por causa do sexo, a divisão corpo/psico começou no útero ou no nascimento, como se a alma tivesse escolhido não entrar no corpo, mas em vez disso permanecesse exilada dele. A energia está centrada dentro ou acima da cabeça, e a pessoa tem que fazer um esforço concentrado para ficar fora de um mundo de fantasia para lidar com os detalhes mais simples da realidade cotidiana. Negado um lar corporal, essas pessoas estão possuídas por um anseio de algum lar que não seja desta terra. Os seus primeiros sonhos em análise são geralmente muito positivos, cheios de inúmeras visões de cidades douradas, pássaros dourados e lugares específicos onde são assegurados de segurança e amor.
É como se o Eu soubesse que o seu domínio sobre o mundo quotidiano é ténue e dá estes sonhos magníficos como pontos de âncora para os quais eles podem regressar quando o desespero suicida se manifesta, como inevitavelmente acontece nas fases posteriores da análise.
Onde a ênfase na família estava no desempenho perfeito sem qualquer reconhecimento genuíno do Tornar-se ou Ser da criança, ela aprendeu muito cedo que as suas respostas instintivas não eram aceitáveis? assim a sua raiva, medo, até a alegria, foram empurrados para a musculatura do seu corpo, cronicamente trancados e inacessíveis à vida quotidiana. Quando o sentimento autêntico é cortado dos instintos, o conflito genuíno permanece no inconsciente ou torna-se somatizado lá.
Esther Harding, referindo-se ao complexo do ego que precede a formação de um ego consciente, escreve:
Onde o ego é desenvolvido inadequadamente em adultos modernos e não é consciente, descobrimos que o complexo do ego permanece no inconsciente e funciona a partir daí. Na consciência, um indivíduo que representa este nível de desenvolvimento pode faltar visivelmente naquela concentração e centroismo que é característico da pessoa com um desenvolvimento mais consciente do ego? no entanto, o egoísmo e a vontade de poder, de que a pessoa não evoluída desconhece, podem funcionar e produzir os seus efeitos inevitáveis sobre todos com quem entra em contacto. . . . [Onde] egoísmo e vontade própria estão no inconsciente . . . eles se manifestam de forma somática, ou seja, de forma pré-psicológica.
Quando o ego chega à consciência e o indivíduo toma consciência de si mesmo como eu, a reação às dificuldades ou obstruções não aparecerá mais na forma física como sintomas mas será reconhecido na consciência como emoções. Ou seja, a reação será psicológica. . . . A emergência do ego do inconsciente traz consigo um novo problema, o problema da vontade de poder.

- MARION WOODMAN


Sem comentários: