O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, novembro 17, 2023

ATENA A FILHA DO PAI A Deusa não conheceu sua mãe, Métis...



O QUE É UMA FILHA DO PAI?


A Filha do Pai é uma mulher derivada de Athena, sem Mãe, e que se identifica com os valores do patriarcado e imita o Pai r os homens do ponto de vista intelectual e racional em detrimento do seu feminino profundo de que é alienada, rejeitando o seu mundo interior intuitivo, instintivo e emocional.
Essas mulheres desde pequeninas ou mais próximo da adolescência, las são rejeitadas pela mãe e elas se voltam para o pai - símbolo de poder e liberdade - e querem ser como ele (ou como os irmãos) - para terem os mesmos "direitos" - " igualdade e direitos" reivindicado pelo feminismo. Isso acontece naturalmente por falta de identificação com a mãe subjugada ao marido e sem auto-determinação e assim fica sujeita as ordens do pai que representa a autoridade: o poder o dinheiro e a ordem vigente, face à mulher, a familia e à sociedade. Isso implica de um modo geral a imitação do masculino - associando-se aos homens menospreza e e rivaliza as outras mulheres - vive em competição com as outras mulheres, tem conduta sexual libertina, muitas vezes promiscua -, em detrimento de uma natureza feminina inicial pela negação inicial do seu feminino profundo, que, como se dizia, se mantem desconhecido por ser diminuído e desvalorizado por uma mãe submissa ao pai, anulada, alienando-se assim de um qualquer valor intrinseco - a feminilidade - que não reconhece na mãe como valor nem autoridade...
As filhas do pai são essas Atenas, as mulheres que saiem da cabeça do pai, e que só valorizam o intelecto e razão, em detrimento da emoção e do coração-intuição, servindo os valores agressivos de competição que é a sociedade patriarcal e assim vivem completamente perdidas da sua essência feminina, até que um dia ACORDEM...
O poder da Mulher Mãe é inato e maternal-simbiótico e dela depende o sentido do Amor Humano o equilibrio da sua vida e a Justiça... Ela nunca se associaria a vida militar sendo policia porque a sua natureza não é a da força bruta e da violência, mas da compaixão e da ternura, da inclusão.
A mulher guerreira é esse mecanismo de defesa da criança que foi abandonada pela mãe ou rejeitada...

rlp


Lembremos a história: Orestes mata a sua mãe durante a guerra de Tróia. Passamos então do Matriarcado ao Patriarcado: passamos da linhagem da mãe para a linhagem do pai. A antigas deusas matriarcais pre-olímpicas da Justiça, as Erínias, perseguem então o matricida. Mas Athena, a Virgem anti-matriarcal ao serviço de seu pai, Zeus, absolve Orestes."

A partir daí este é o princípio que rege a nossa história e a nossa cultura grego romana: a partir do assassínio da Mãe pelo filho com consentimento de Atena. A Oresteia é escrita como fundamento de uma nova sociedade patriarcal, onde a mãe não existe - tal como o afirma Atena na absolvição de Orestes: ela diz: "não há crime porque não há Mãe..." Esta é a sua lei. Ela impera até hoje!


rlp



Sem comentários: