"NÃO SOU FEMINISTA, SOU ANTROPOLOGICAMENTE LÚCIDA" Ana Hatherly

sexta-feira, dezembro 26, 2008

O significado superior do amor sexual na união dos princípios

A UNIÃO DOS PRINCÍPIOS,
FEMININO E MASCULINO


"Inventemos um Imperialismo Andrógino reunindo as qualidades masculinas e femininas; um imperialismo alimentado de todas as subtilezas femininas e de todas as forças de estruração masculinas. Realizemos Apolo espiritualmente. Não uma fusão do cristianismo e do paganismo, mas uma evasão do cristianismo, uma simples e estrita transcendência do paganismo, uma reconstrução transcendental do espírito pagão."

Fernando Pessoa
*
O "significado superior do amor sexual"

Assim o "significado superior do amor sexual, que não deve ser identificado ao instinto de reprodução, é o de ajudar tanto o homem, como a mulher, a integrar-se interiormente (na alma e no espírito) na imagem humana completa, isto é, na imagem divina original".

Esta imagem andrógina, tornada incorporal após a queda, deve incarnar-se , fixar-se e estabilizar-se nos amantes de modo que "os dois se não reproduzam unicamente num terceiro ser, a criança, mantendo-se contudo iguais a si próprios, tais como eram (não regenerados) mas que ambos renasçam interiormente como filhos do divino"


in A METAFÍSICA DO SEXO de Julius Evola

5 comentários:

Palas Athen disse...

sobre sensatez

Sensato é todo aquele que consegue aceita-se do modo em que realmente é. Essa é a chave de ouro que abrirá as portas de teu jardim interior. E, nesse jardim crescem magníficas árvores que ainda não conheces e flores que só você pode cultivar. Tu és o único que pode fazer enxertos e transformá-las, plantar novas plantas e retirar outras; tu és o único que poderá ter acesso a teu jardim, podendo embelezá-lo ou convertê-lo em estéril como um deserto. Então, aceites ser o "jardineiro" de ti mesmo e descobrirás que teu trabalho é similar a de muitos outros e então te tornarás mais compreensivo, mais disposto e menos crítico para com os outros.

Responsabiliza-te pelo teu papel e percorras o caminho em que te espera a Vida e, ao longo dessa viagem, te darás conta que o caminho se converterá em uma espiral que se alonga até o infinito, até o Céu....!

Sirius disse...

Tudo do que precisava neste momento...
grata, muito grata!!!!

Anónimo disse...

Muito bonito este texto sobre a sensatez, concordo plenamente! Obrigada por enviar textos tão preciosos.
muitos beijinhos para si

rosa leonor

Anónimo disse...

Que bom sirius poder corresponder ao seu anseio de poesia do coração...e mais do que isso.

um abraço muito grande

rleonor

Ana Nazaré disse...

Eu comprei o livro do Julios Evola, estou esperando chegar e anciosa pra ler . srsrsss