O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, fevereiro 21, 2003




GAIA - ABUNDÂNCIA

Gaia eu te canto...
Rainha e deusa, eu te invoco:
Tu és toda-poderosa, e as minhas necessidades
são tão pequenas.


“O mais famoso oráculo do mundo antigo, Delfos, pertencia a Gaia muito antes de um intruso, o deus Apolo, se Ter apoderado dele.

Os gregos podem Ter tomado o seu santuário, mas não conseguiram eliminar Gaia nem o seu culto. E por isso fizeram o que fazem em geral os conquistadores aos deuses e as deusas que se revelam supremos e invencíveis: incorporam-nos na sua própria mitologia, dando-lhe o nome da deusa mais antiga, aquela que existia antes de tudo o resto.”





A ela eu canto, à Mãe de todos nós,
Antiga, sólida como uma rocha e bela.

A ela eu canto, à que nutre,
Aquela de quem tudo se alimenta.

Gaia eu te canto.

Sejas tu quem fores,
estejas onde estiveres, ela alimenta-te

do seu seio sagrado, tesouro de vida.
Colheitas generosas, tu colhes e

belas crianças e a plenitude da vida:
São estes os seus dons.

Louva-a por isso.


(adaptação de R. L.)

in “O Caminho da Deusa” de Patrícia Monaghan



No BANGLADESHE uma Virgem chora...

Uma imagem de pedra...
“Antiga. Sólida como uma rocha e bela,
Mãe de todos nós...
Chora pela guerra e a miséria dos homens...

Sem comentários: