O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, abril 27, 2003






Hera, a deusa das mulheres

Cantemos agora Hera, a deusa das mulheres,
Que governa o mundo no seu trono de ouro.

Cantemos agora Hera, a filha de Terra,
filha da mais antiga das deusas.

Cantemos agora a rainha dos deuses,
Cantemos a mais bela de todas as deusas.

Ninguém é mais amado do que tu,
Feminina hera, ninguém é mais venerado.

Não há ninguém na terra mais respeitado do que tu
Ó majestosa Hera, ninguém mais partilha da tua glória

És acima de todas a mais venerada das deusas
És acima de todos os deuses a mais amada de sempre.




Se existe uma deusa do feminino, deve certamente ser Hera. Pois ela representa o que sucede ao poder das mulheres num mundo que não está disposto a reconhecê-lo. É como aquela piada amarga: quando um homem promove os seus interesses, é porque sabe o que quer, mas quando é uma mulher que o faz, é ambiciosa e egoísta. Quando um homem dá ordens, aplica a sua autoridade; quando uma mulher o faz, é uma desmancha prazeres, resmungona.
Isto não é apenas uma piada. É real. A socióloga Dale Spencer demonstrou que quando as mulheres ocupam dez por cento do tempo na conversa com os homens, são consideradas conversadoras; quando ocupam vinte por cento (deixando apenas oitenta por cento para o companheiro) são consideradas muito faladoras, e quando se atrevem a ocupar um terço do tempo de conversação os homens põem fim à conversa e vão-se embora, sentindo-se ameaçados e cercados.


(...)

“Quando um deus dá à luz fazendo batota, é um milagre. Quando uma deusa dá à luz sozinha, deve castigar-se a mãe e o filho...”

A condenação à morte por lapidação das mulheres muçulmanas quando têm filhos fora do casamento é um "bom" exemplo e tràgicamente actual...
Lembrem-se da nigiriana AMINA que está em risco de ser enterrada viva e depois morta com pedras atiradas à cabeça...



PORTANTO Isto não acontecia só no panteão grego em que os deuses invasores e patriarcais usurparam o poder da deusa mãe e a condenaram a “consorte” desses deuses imundos de guerra e ódio que era o deus das tribos bárbaras que deram origem á nossa “civilização”...e que à imagem dos seus chefes guerreiros perpetuaram esse criminoso sistema até aos nossos dias!.

Com a Deusa sagrada Hera fizeram isso e “casaram-na” à força com o seu Zeus, o mais cretino dos deuses da antiguidade que passou a vida a violar e a enganar deusas e mulheres e que tornou as mulheres inimigas umas das outras ..

Enfim, “não admira que Hera andasse de mau humor" e se transformasse numa megera!

Tal como Hera, é fácil hoje para as mulheres verem-se num estado de permanente indignação. Basta apenas que sejam conscientes e que tenham um contacto mínima com as sociedades que as rodeia. Como é possível manter a boa disposição num mundo cheio de violações e de agressão, de insultos e perigo? Como é possível sorrir ao ouvir alguém proferir pela centésima vez um estarrecedor comentário machista no local de trabalho? Quantas vezes é possível desviar os olhos antes que isso corroa a nossa alma?

Mas veja-se o que acontece quando falamos. Ainda hoje, as mulheres que detêm poder são muitas vezes transformadas em demónios, como sucedeu com a Deusa Hera. Uma geração anterior troçou de Eleanor Roosevelt por ser feia; hoje uma primeira dama foi ridicularizada por falar com franqueza. Hera, pendurada no céu, - castigada por Zeus por esta lhe Ter desobedecido...- é uma imagem demasiado nítida das mulheres a serem ridicularizadas publicamente por possuírem poder e autoridade interior - e por o demonstrar”. Castigadas, digo eu...





Avisei que viria aqui de vez em quando mexer no Caldeirão para acelerar o processo da Consciência da Mulher-bruxa e lutar contra o uso abusivo da Nossa Senhora e Mãe e Deusa e rir-me das parvoices dos políticos...mas hoje é a irritação de ver os homenzinhos da bola terem levado uma tacinha ao Papa com a Nossa Senhora de Fátima em cima, como um borloque a enfeitar... também me lembrei do tal modernaço que disse que graças à Senhora Nossa de Fátima o "Prestige" não tinha chegado a Portugal...Não sabe ele, o imbecil rapazote, que a Galiza é Terra santa e também da Deusa? Não, hoje não tenho nenhuma vontade de rir...







CALDEIRÃO DA BRUXA

Nota da bruxa:

Talvez o Caldeirão seja o mesmo ou a Taça, mas eu não pertenço a nenhum movimento nem tenho nenhuma filiação, mas simpatizo com todas as bruxas e verdadeiros bruxos que contribuem para uma noção clara do Paganismo em geral e na recuperação da Imagem da Deusa Mãe na Terra.


Como alguém dizia: "é tão difícil juntar os pagãos como um "rebanho" de gatos..."

Sem comentários: