O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, março 29, 2008

A TRANSFIGURAÇÃO



Eu afianço-vos que acordei hoje com um espírito poético e cheia de inspiração, mas a pequena notícia do linchamento, ontem, de uma mulher na Índia mudou o rumo da minha escrita...
Eu queria deixar-vos flores...um poema maravilhoso, mas tenho sempre esta luta interior...
Não há meio de aprender o sorriso e o Segredo tão apregoada pelas mais inspiradas damas da corte da Nova Era...
Não consigo esse sorriso beatífico e transcendente...esse ar enlevado e diáfano com que tanto sonho...

Pensamento positivo, poder co-criador...ter tudo o que se deseja, e eu que nada mais desejo do que o paraíso e olhar tudo cor de rosa...

Mas porque será que não consigo tal proeza? Eu queria tanto a transfiguração a ascenção, a elevação da minha alma aos píncaros, como vejo nos filmes new age...
Porque será que não há uma dessas excelsas Deusas que me convença à sua causa?....

"Porque brota de mim, quando o corpo repousa e a alma fica a sós, esta insensata rosa?"

(Jorge Luís Borges)

4 comentários:

Marian - Lisboa - Portugal disse...

"se queres mudar o mundo, muda-te a ti primeiro"
hum, não lembro o autor/a... mas que é conhecida frase, é.
(os motivos podem ser muitos, desde o básico: de que o mundo é feito de muitos uns; até a de que nos conectamos -e criamos, o que as nossas mentes acreditam...
Espero que frase e consideraçoes a propósito possam fazer algum tipo de sentido positivo para a sua alma
Um abraço amigo
Marian

Juliana disse...

Olá Rosa!

Estou também na rede Absoluta e Yinsights, estou aqui para conhecer seu espaço.
Não soube desse caso, mas mesmo sem saber os detalhes é mais uma dor pensar o que tantas mulheres sofreram e ainda sofrem. Ainda hoje eu estava numa discussão com um grupo de mulheres e falávamos sobre a violência sexual. Alguém lembrou as palavras de uma professora que dizia que a cada mulher que sofre uma violência no mundo é como se mais uma vez o poderio machista afirmasse em qual lugar a mulher deve estar.

Dói pensar nisso.

Lealdade Feminina disse...

Vamos por os homens no seu devido lugar... ser o tal espelho de que vc fala Rosa... É preciso mudar sim, a nós mesmas e tbm a eles... Enquanto houver recurso à violência, estaremos sempre em desvantagem...

Bau da Mamã Flor disse...

hoje estou doentita e não estou com inspiração para escrever um coment bonito :) Tenho visto o teu blog e acho imensa piada posso assegurar que e dos melhores Parabens pela dinâmica e pela boa escrita que se torna como quase um livro :) boa continua