O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, julho 25, 2008

A ANDROGINIA DAS ALMAS



"É sobretudo na tradição hermética que se encontram referências à androginia das almas:

"não há (nas almas) machos nem fêmeas; esta disposição só existe nos corpos",


responde Ísis ao seu filho Hórus, que lhe pergunta como nascem as almas, se machos se fêmeas (Ménard, pp.203-204). Também entre os gnósticos encontramos alusões tanto à androginia de Deus, de quem as almas são emanação e reflexo. A androginia é ainda atestada nos Evangelhos apócrifos. O que demonstra que nos primeiros séculos da era cristã se respirava um misticismo sincrético bastante semelhante à tendencia hermética que volta a despertar no século dezasseis e se mantém daí em diante No Evangelho de Tomé, Jesus diz, dirigindo-se aos discípulos:

" Quando fizerdes os dois (ser) um, e...o interior como o exterior e o exterior como o interior, e o superior como o inferior...(e) o macho e a fêmea já não seja macho nem fêmea, então entrareis no Reino".

Nota-se a influência do célebre Pimandro de Hermes, em qe se proclama que o que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima; ou seja; que tudo é um.

in LITERATURA E ALQUIMIA de Y.K. Centeno

2 comentários:

Sirius disse...

Esta é A minha questão: a conciliação dos princípios feminino e masculino. E por ela eu traço o perfil das relações. Tenho um amigo/amor e pelas trocas eu digo a ele que é o meu princípio masculino. Ele se ufana, dizendo-me que é um prazer o ser para mim,pelo tipo de mulher que ele admira, bem por isso somos amigos.
E eu creio que qdo se tem esta percepçao de UM fica muito mais difícil ter um parceiro nos moldes mais usuais. Se se acredita na união dos princípios, as relações do H e M encarnados nesta dimensão, se alteram drastica e vertiginosamente. É essa condição que me faz acreditar no reencantamento do mundo e na pssibilidade da observãncia das leis Herméticas, não só a primeira , mas a do Genero, por exemplo.
Como sempre, Leonor, vc nos brinda com textos, imagens e ilações que nos fazem crescer...

Beijos

Anónimo disse...

- aprecio os seus comentários e as suas apreciações. haja alguém que se debruça sobre os princípios e o feminino e o masculino numa persepectiva mais alargada. é por aí o caminho mas não é fácil...
obrigada por acreditar no "reencantamento do mundo"...eu às vezes estou quase a desistir...como hoje...
abraço

rosa leonor