O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, maio 16, 2016

A HISTÓRIA DA MULHER



CABE ÀS MULHERES MUDAREM A SUA HISTÓRIA


Sem dúvida que as mulheres estão mais do que nunca a tempo de mudar a sua história. A sua história pessoal e colectiva e ainda a história do Mundo. Antes de tudo e do mais cabe a Mulher recuperar a “CONSCIÊNCIA DO VERDADEIRO FEMININO” perdida algures no tempo e não à política ou à polícia, ao juiz ou ao Estado que de si como Sistema mantém uma estrutura de dominação e portanto é uma contradição esperar ou querer que um Governo - sej...a de esquerda ou de direita - restitua à mulher aquilo que lhe é negado como valor intrínseco, e mesmo que as suas leis de repressão e domínio se alterem no papel, continua na mentalidade popular como registo colectivo a sua submissão e subalternidade e é esse registo que actua à superfície. Só a própria mulher e ao nível da sua consciência ontológica poderá resgatar essa dimensão do seu ser, ou a sua liberdade de SER, como um valor inalienável em si mesma e que corresponde ao despertar para a sua totalidade - não aceitar ser mais dividida em duas (a santa e a puta) - e que lhe permitirá lutar ou sair do ciclo de violência de que é alvo há milhares de anos e que nenhuma mudança social e política teve em conta. Quase sempre a violência doméstica e a agressão social à mulher passa por suspeita da sua “traição” quando ela é sempre e meramente o “bode expiatório” da inferioridade do homem, da sua impotência ou e da sua miséria social.
Desde que a mulher começou a sua luta por um lugar na sociedade e pelo respeito do homem, nunca lhe foi concedido esse direito a partir de uma compreensão efectiva da sua condição real, mas de uma condição “inferior” sofrida na pele pela sisão milenar de um velho cisma que originalmente dividiu o mundo. Desse modo a mulher sempre permaneceu dividida em dois “géneros” - independentemente de ser pobre ou rica, inculta ou instruída - e essa divisão foi aceite como sendo a sua condição natural e esse é que o grande drama da mulher e do homem no mundo.


rosa Leonor pedro
(in Mulheres & Deusas escrito em 2004)

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