O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, dezembro 27, 2018

A ENTRADA NA TERCEIRA IDADE



REFLEXÃO PÓS NATALICIA...

"São mulheres na entrada para a terceira idade quem mais cometem suicídio. Isso porque a ilusão do lar perfeito ou a busca dele cessa, e chegam os momentos de solidão necessária que muitos confundem com abandono. Já vi muita avó que os netos detestam postando casa cheia. E há fases na vida de casa cheia seguidas do ninho vazio.
Mas continua sendo prática comum postar os casamentos para sempre e esconder os divórcios sangrentos. "(…?)

Segundo uma amiga psicóloga, as estatísticas mostram que são mais os homens a suicidarem-se do que as mulheres. Segundo ela, "Se suicidan más hombres que mujeres. Las mujeres expresan más sus emociones y tienen más relaciones que las protegen. El suicidio en un hombre tiene que ver más con la autocrítica, culpa y vergüenza. En la mujer, soledad y abandono." (Ana Cortiñas)


Na verdade, como sabem, debruço-me sobre as mulheres em especial e portanto não vou considerar as estatísticas aqui… e queria focar-me apenas na solidão e abandono das mulheres.
A montra da vida era "antigamente" a imagem social das aparências: a vida familiar escondia-se como o lixo para debaixo do tapete. Ninguém revelava as suas misérias e por isso achei curioso este excerto referir já como forma de vida social a internet e o facebook, em que se posta uma suposta felicidade em que as dores e o sofrimento e a miséria (moral ou financeira) fica oculta...
Como vemos todos os dias, a mentira grassa e o que importa as pessoas é a imagem. Uma qualquer imagem de sucesso. Nada mudou ao fim e ao cabo das tormentas.

Mas não era sobre isso que eu queria falar hoje, não. Era sobre porque se suicidam mulheres a partir de uma certa idade, e como a autora do texto refere, a solidão, o abandono dos filhos e do marido etc., e a mulher fica só com o seu vazio…
Sim, era aqui que eu queria chegar: AO VAZIO DA MULHER.
A mulher sem identidade, a mulher anulada, a mulher dividida, a mulher separada, em conflito, banida ou deixada pelo amante, marido, que toda a vida foi serva do homem e que já não serve para nada...e agora tem cancro...sim, isto é a realidade! Ou a depressão...para não falar da Mulher Velha...que já não tem préstimo para nada?
Sim, essa Mulher mata-se porque já está morta...e é isso que temos de compreender e é isso que temos de encarar...que nós mulheres não vivemos senão em função dos outros e quando envelhecemos já não temos serventia para nada...a não ser criadas das filhas...e babás dos netos, ou dos maridos acamados, doentes...etc.
É para essas mulheres que eu falo tantas vezes...para as mulheres que não são nada...e as que não se afogam em prosac ou antidepressivos ou fazem operações plásticas e se deformam para agradam ao predador macho com que ainda sonham, essa espécie em extinção ...todas essas vias são de destruição, de anulação, e em si mesmas são de suicídio lento..
PORQUÊ?
Porque se suicida a mulher se mutila se despreza se castiga ou se mata? O que é que tem a mulher de errado? Porque que é que as mulheres se destroem a si próprias de tantas maneiras ? Porque desistem de viver as mulheres e não tem vida própria e se suicidam mais do que os homens?
PORQUÊ?
rlp

2 comentários:

Unknown disse...

Porque a sociedade as impede de pensar-se e sentir-se enquanto mulheres! Só aprendem a valer enquanto esposas, mães, filhas ... Em si próprias não percebem nem sentem o seu valor
Beijinhos, Rosa Leonor e um Bom e Iluminado Ano de 2019 ...

rosaleonor disse...

É isso mesmo Paula…
Dei pela sua falta - que é feito d si?
Desejo-lhe também um bom ano cheio de paz…
Obrigada - vá dando noticias! Beijinhos