O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, dezembro 29, 2019

ANO NOVO ANO VELHO?


REFFLEXÃO DE FIM DE ANO


"O cristianismo copiou o judaísmo. E o islamismo copiou o cristianismo e o judaísmo. São plágios, mas o monoteísmo é original. É a suposta aliança entre Deus e o povo judaico. Segundo os judeus, Deus os mandou rezar toda manhã, e os homens têm de dizer: “Graças a Deus que não sou mulher”. E as mulheres dizem: “Graças a Deus, eu sou o que sou”
. E ambos devem agradecer por não serem gentios ou escravos. Mas isso não foi criado por Deus, mas pelos homens. Pelos homens, para ser exato, do sexo masculino. Assim eles mantinham as mulheres em seus lugares. Assim é fácil. Só um idiota não vê isso. Deus não decidiu isso. Os homens usaram a religião para controlar as mulheres. No entanto, o impulso por controlar as mulheres existiria mesmo que não acreditassem em Deus. Só que seria mais difícil convencer as meninas de que elas eram propriedade dos homens se não dissessem que esse era o desejo de Deus. Dizendo que era o desejo dos homens, elas não ficariam surpresas. Dizendo que era a vontade de Deus, elas poderiam aceitar, como a exemplo da existência de escravos. Deus quer que haja escravos. É diferente de os homens quererem possuir outras pessoas. Então, com o uso da religião, com a invenção da divindade, você pode disfarçar o que obviamente seria uma ditadura débil e hipócrita criada pelo homem. "
- Cristopher Hitchens

****


A ARCA PERDIDA

BREVE VISÃO E SUMÁRIA DA VIDA HUMANA NA TERRA


Todas as pessoas de um modo geral buscam consciente ou inconscientemente convencer ou manipular alguém. Mas só entende e o percebe quem estiver muito atent@. Não são só os narcisistas e os psicopatas que querem manipular ou controlar alguém. Não é nada de outro mundo nem de outras épocas. Qualquer pessoa normal gosta de ter alguém sob a sua alçada para dispor à vontade...O homem sempre dominou e controlou a mulher e os filhos… a família é sua propriedade legal. O Rei controlou o povo e os estados fazem o mesmo hoje. O patrão controla o empregado. O senhor da fazenda controla os escravos. O modelo varia subtilmente com os tempos... E não digo que também a mulher se tiver algum poder não o faça estando em posição de domínio, como o faz o homem desde logo e desde sempre. Houve rainhas megeras como reis déspotas. A relação é de poder no Sistema patriarcal há milénios. É a sua essência: dominar explorar e controlar.
O problema humano é que todas as relações, todas as relações humanas, sejam de cuidado, de sedução, de conquista, de amar o próximo, catequisar, agradar, educar, pregar… etc. todas visam a controlar e a dominar outr@s: mesmo sendo para amar e proteger...se… e ninguém é suficientemente consciente de si ou autónomo nem livre para não gerar controlo ou dependência uns de outr@s...
Em maior ou menor grau todos os seres humanos procuram os outros para de algum modo usar em seu beneficio. Nem que paguem para isso. A secretária e a empregada da limpeza. O jardineiro e o cozinheiro. Pode ser doutor e engenheiro etc. Na verdade este é um sentimento atávico oriundo da escravidão que impera ainda num mundo totalmente colonizado por deuses e diabos, ricos e pobres e que se baseia sempre na relação de senhor e escravo...
Não tem de se ser negro ou vermelho para se ser escravo. Os negros nos últimos milénios foram mais sacrificados mas já foram senhores do mundo também. O branco ocidental e moderno é igualmente escravo ...só que na sua maioria talvez sendo dominantes pela cor rosa pareçam livres e louros...mas as correntes de ferro são os bancos e o ouro, os carros e o dinheiro e as casas e os palácios e Yates...e os aviões a jacto… sim, é mais divertido… menos doloroso?
O ser humano está ainda muito longe da sua verdadeira humanidade - liberdade e igualdade, respeito, coisa que nunca houve - pois todo o mundo foi colonizado logo a partida por extraterrestres e marcados estamos a ferro pelo seu ADN de ódio e guerra e enlouquecidos escravizados pelo oiro… e por isso matamos e saqueamos e em todo o mundo reina o caos e a miséria...
Todos os países foram invadidos e saqueados num tempo ou noutro. Os povos assassinados…
É ridículo pensarmos que somos livres e civilizados… por andar de carro e de avião. Tudo ilusão.


rlp

Sem comentários: