O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, dezembro 23, 2019

HOMENS INTELIGENTES?



OS HOMENS INTELIGENTES E SENSIVEIS...


"Geralmente o homem inteligente, para conquistar uma mulher superior, por um natural mimetismo amoroso, solidariza-se com os seus sonhos e as suas ideias de liberdade. Depois, volta a ser o mesmo homem vulgar, vestido de todos os prejuízos do sexo, considerando sempre inferior o gesto da mulher que se dá nobremente. Raríssimo o tipo masculino que sente a elevação da mulher livre, que se não vende e nem se escraviza ao matrimônio, porém, que se entrega generosamente ao homem a que ama. A regra geral é procurar deprimir, ridicularizar, caluniar a mulher que sabe pensar em voz alta e que tem a coragem das suas ideias." 

Maria Lacerda de Moura, Amai e não vos multipliqueis.


DIÁLOGO ENTRE MULHERES LUCIDAS...



Maria Tereza Ribeiro - Acho que por mais que um homem goste ou seja generoso no trato com uma mulher, jamais saberá a verdadeira dimensão da condição feminina e suas dificuldades, considerando-se que, até mesmo para nós, nem sempre é possível nos sabermos em plenitude. Há muita cegueira ainda, e pouca sinceridade entre nós mesmas. E a um homem sensível (e eles existem) também consideremos seu possível temor nessa ignorância, uma vez que a eles não foi incentivado ou permitido o afeto ou a cumplicidade com o feminino. Um homem também teme tudo àquilo que lhe é mitificado e mistificado, desde cedo. Essa polaridade na educação de ambos os sexos, até os dias de hoje, leva ao afastamento e à falta de empatia. Os homens também sofrem, seja pela própria agressividade de outros machos, seja pela impossibilidade de mostrar-se sensível, sob o risco de ter sua masculinidade questionada. Os tempos seguem sendo muito difíceis para nós mulheres, mas não menos difíceis para os homens.

Rosa Leonor Pedro - Eu concordo consigo, mas são sempre os homens que impõem por regra e pelas estatísticas o maior mal as mulheres - não as mulheres aos homens - e isso é muito importante destacar também. Não é estar contra os homens - eles são vitimas do (seu) machismo também mas a grande maioria não está disposta a ceder o seu poder sobre as mulheres e compreender a violência e o domínio que a sociedade patriarcal através deles exerce sobre as mulheres de todas as condições e em todo o mundo. Não há neste caso, comparação do sofrimento de uma mulher com o de um homem nestas circunstâncias...
Eu entendo e sei que há homens sensíveis mas esses deviam colocar-se do lado das mulheres e não ficarem ofendidos quando se se fala do machismo...eu sou um pouco mais radical.

Sem comentários: