O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, outubro 16, 2020

PORQUE NÃO TENHO ESCRITO...

  



É BOM QUE NÃO LEIAM...

"É de pequenino que se torce o pepino..."


Tenho tido muita dificuldade em escrever no Blog ou no facebook... uma espécie de alergia a este voyarismo... a forma despudorada como as pessoas se desnudam no sentido literal e figurado, a forma insana como desvelam a sua intimidade e expõem a suas mazelas e dores e sofrimento; como se alguém aqui estivesse interessad@ em saber de alguém, ou da sua vida intima ou do seu animal de estimação ou sequer o que pensam e acham disto e daquilo... Para quê estes directos a vender a sua purga, a sua verdade, toda a gente agora em directo... a dizer o quê? Da "sua" justiça? da sua crença...?

Vejo ainda a que nível de solidão e vazio o ser humano chegou que precisa se mostrar e vangloriar e expor a sua vida ao publico, ainda que se chamem "amig@s", sem perceber que somos todo@s estranhos perante uma realidade cada vez mais estranha e ANORMAL, asfixiante, literalmente. E teimamos em branquear tudo e alimentar a nossa ilusão de um mundo melhor e mais feliz??

Não, nada disto é normal, ainda que a normalidade seja apenas o domínio da mediocridade sobre a originalidade do individuo, mas esta Nova Normalidade de Hoje... em que se pretende viver com o MEDO e no terror, alimentados pelo ódio social - distanciamento social, familiar etc. dizem - e fazer o que sempre se fez: andar na rua, ir ao mercado, ir trabalhar, ir andar... ao café ou ao restaurante... com um trapo na cara enfiado como se fosse uma nova peça de vestuário, já moda... já motivo de fotos e risos e cores e simbolos (o club de futebol, o escudo nacional), e futilidades...é realmente impossível continuar A VIVER SEM VER ESTA LOUCURA.

E se eu escolher NÃO SAIR DE CASA não é por medo do vírus nem de ficar doente...é para não ver este triste e desumano espectáculo de animais amestrados, açaimados e rosnando uns para os outros, fiéis aos donos e prontos para um servilismo total, por uns trocos, por uns miseráveis ordenados e pensões etc. etc. Uma humanidade totalmente vendida a uma mentira que nos asfixia e mata todos os sentimentos... e eles começaram a matar a vivacidade das crianças, a impedir o mais genuíno do ser humano... o convívio e a fraternidade, sim, "é de pequenino que se torce o pepino..."

Não, esta "normalidade" do terror e do medo de viver eu não a quero , não quero viver num mundo de alienados e doentes mentais o mundo transformado num manicómio, isso eu não quero. Felizmente sou velha, e já não me resta muitos anos de vda... (enfim, que sabemos nós da morte e da vida), mas prefiro morrer isolada a olhar tantos doentes mentais à minha volta...e até mesmo este mundo virtual serve para nos enganar e iludir e manter a distância da realidade e das pessoas reais. Isto as Redes Sociais, já foram uma preparação para o afastamento social e da realidade. Andamos tod@s aqui a fingir que está tudo bem... e que somos muito humanos, sem ver a ARMADILHA QUE ISTO É TUDO.


rlp

2 comentários:

Jones80 disse...

infelizmente considero me nova. está tudo mal. a minha fé imensa está profundamente abalada. as "ferramentas" são pensos rápidos, remendos de camara de ar de pneu de bicicleta. há que manter uma triagem rigorosa de tudo aquilo que nos seja benéfico e nos estimule positivamente a alma. ainda assim será insano dizer que sinto falta de pessoas? sonhei ou li tanto por aí que a oxitocina tem um papel fundamental no comportamento social. porque será que se promove o oposto? a cegueira é colectiva. está difícil achar piada a coisa alguma. entretanto ainda ri sarcasticamente quando ouvi o orçamento de estado para 2021. abraço

Juvenal Nunes disse...

O seu texto, que interpreto como um desabafo perante uma realidade que ultrapassa as nossas espetativas, parece-me encerrar algumas verdades.
As redes sociais não são um remédio para tudo. Como ser eminentemente social nada substitui o convívio presencial entre os seres humanos. Contudo, depois de uma vida ativa no desempenho de funções profissionais, o homem fica mais isolado e é aí que emergem as redes sociais, que vão colmatar esse distanciamento que as circunstâncias da vida impõem a cada indivíduo. Saber proceder na justa medida e com o equilíbrio necessário, parece ser a solução mais viável para todo o negativismo que referiu.
Abraço.
Juvenal Nunes