O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, outubro 01, 2020

Uma Definição do Feminino

Desde que tive o sonho visionário da mulher cósmica, fico imaginando qual seria a mensagem dela. Por que essa imagem apareceu para mim e o que ela estava pedindo de mim? O que, em seu sentido mais profundo, significa a palavra "Feminino"? Como estou definindo neste livro, não se refere à atractividade sexual feminina que é tão promovida no mundo de hoje, nem às qualidades de cuidado e gentileza geralmente, embora não exclusivamente identificadas com as mulheres, nem à agenda feminista do empoderamento de mulheres num mundo masculino. Significa o reconhecimento de que vivemos dentro de uma Ordem Sagrada e que temos a responsabilidade de proteger a vida do planeta e toda a variedade de espécies que ele abrange, em vez de explorá-las para o benefício apenas de nossa espécie. Em suma, a palavra ‘Feminino’ representa uma perspectiva totalmente diferente da vida, uma visão de mundo ou paradigma da realidade totalmente diferente e os valores de sentimento que podem reflectir e apoiar essa visão de mundo. Significa uma nova consciência planetária e a árdua criação de um novo tipo de civilização. Sem nos reconectar com a Alma e com a orientação e sabedoria do Feminino, sem ir em busca dos valores que ela representa e abrir nosso próprio coração para sua orientação subtil, não entenderemos o propósito de nossa presença neste planeta, nem seremos capaz de enfraquecer as tendências atávicas inconscientes que nos aproximam cada vez mais da destruição de nosso habitat e, portanto, da auto-aniquilação. O ressurgimento do Feminino convida a uma nova consciência planetária onde os mais profundos instintos do coração em homens e mulheres - compaixão, inteligência informada e um desejo de proteger, curar e tornar completo - são capazes de encontrar expressão de maneiras que podem ser melhor descritas como devoção à vida planetária e cósmica. Christopher Bache, em seu livro extraordinário, LSD e a Mente do Universo descreve esse novo e poderoso despertar da alma: “A grande dificuldade que tenho é descrever a enormidade do que está sendo gerado. O verdadeiro foco deste processo criativo não são os indivíduos, mas toda a humanidade. Na verdade, está tentando despertar a espécie inteira. O que está emergindo é uma consciência de proporções sem precedentes, toda a espécie humana integrada em um campo unificado de consciência. A espécie se reconectou com sua Natureza Fundamental. Nossos pensamentos sintonizados com a Consciência da Fonte." À medida que se torna mais consciente em nós, já estamos nos tornando conscientes de nossa dependência, para nossa existência continuada, da integridade e sustentabilidade da biosfera planetária. Nossa imagem da realidade e nosso relacionamento com o planeta e uns com os outros estão sendo transformados à medida que assimilamos as implicações deste "casamento" dos dois princípios arquetípicos primários que, na Cabalá, correspondem aos pilares esquerdo e direito da Árvore da vida. O retorno do Feminino tem o impacto de um terremoto planetário, dissolvendo padrões sociais há muito estabelecidos, sistemas políticos e financeiros e instituições religiosas, pedindo uma transformação radical de nossos valores, nossas relações e nossa compreensão da vida. Acho que podemos encontrar esse novo impulso evolutivo reflectido em um desenho de Henry Moore, feito na época mais sombria da Segunda Guerra Mundial. Mostra um grupo de pessoas reunidas em torno de uma enorme figura, sua pequenez diminuída por sua altura elevada. Por baixo da mortalha e das cordas que a prendem no lugar existe uma forma feminina. Este desenho sugere que uma nova imagem do espírito, ou talvez uma imagem há muito perdida, estava despertando para a vida na alma colectiva da humanidade, esperando para ser desvelada, esperando para ser reconhecida e recebida por nós. As maiores esculturas de Henry Moore têm a mesma impressão feminina. Seus desenhos de “Abrigo” nos levam de volta ao útero materno escondido sob a terra - as passagens subterrâneas em forma de caverna onde buscamos refúgio enquanto bombas causavam a morte de nossas cidades. Muitas de suas esculturas e desenhos focalizam a imagem de uma mãe e filho ou a figura monumental de uma mulher. Seu trabalho aponta para o ressurgimento do arquétipo feminino na alma humana e o despertar global do Anima-mundi ou Alma-Mundo.

 

Texto de Anne Baring

 Pintura: Abrigo de tubo cinza, 1940, Henry Moore

Sem comentários: