O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, julho 10, 2021

GATOS SALVAM PESSOAS



HISTÓRIAS VERDADEIRAS

′′ A minha avó dizia sempre que ela e a minha mãe, e eu, a filha dela, sobrevivemos ao grave bloqueio e à fome apenas graças ao nosso gato Vaska. Se não fosse esse valentão ruivo, minha filha e eu teria morrido de fome como muitos outros.

Todos os dias Vaska ia caçar e a minha avó fazia guisado daquilo que ele arrastava de volta.
Ao mesmo tempo, o gato sentava-se sempre perto e esperava por comida, e à noite nós os três deitámos debaixo de um cobertor e ele aqueceu-nos.
Ele sentiu o bombardeio muito mais cedo do que o ataque aéreo foi anunciado, começou a girar e miar queixa, minha avó conseguiu recolher coisas, água, mãe, gato e sair correndo de casa. Quando fugiram para o abrigo, como membro da família, arrastaram-no com eles e viram-no para não ser levado e comido.
A fome era terrível. Vaska estava com fome como toda a gente e magrinha. Todo o inverno até a primavera, minha avó recolheu migalhas para os pássaros, e desde a primavera foram caçar com o gato. Avó derramou migalhas e sentou-se com Vaska na emboscada, o seu salto foi sempre surpreendentemente preciso e rápido. O Vaska estava a morrer de fome connosco e ele não tinha força suficiente para manter o pássaro. Ele agarrou um pássaro, e a avó saiu correndo dos arbustos e o ajudou. Então, da primavera ao outono, eles também comeram aves.
Quando o bloqueio foi levantado e apareceu mais comida, e mesmo depois da guerra, minha avó sempre deu o melhor pedaço ao gato. Ela acariciou-o carinhosamente, dizendo - você é o nosso ganha-pão.
Vaska morreu em 1949, minha avó enterrou-o no cemitério e, para que a cova não fosse pisada, colocou uma cruz e escreveu Vasily Bugrov. Aí minha mãe colocou minha vó ao lado do gato, e depois enterrei minha mãe lá também. Então, todos os três estão atrás da mesma cerca, como uma vez fizeram na guerra sob um cobertor." 

Svetlana Shaov.



Sem comentários: