O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

AS RELAÇÕES ENTRE MULHERES




AS RELAÇÕES ENTRE MULHERES...as saudáveis...e não evidentemente as relações entre mulheres competitivas e de rivalidade quando estão ainda divididas na sua psique, quase sempre umas contra as outras a começar pela mãe-filha...Esta e outras situações de vivências salutares entre mulheres só se podem passar entre mulheres equilibradas e integradas, conscientes do seu feminino profundo e que estão ligadas ao Principio Feminino. Que estão ligadas ao seu utero-coração...


"Nas mulheres, os estrogénios femininos aumentam a produção de oxitocina. Assim, a amizade entre mulheres refletem uma redução significativa na doença cardíaca, pressão arterial e colesterol. Talvez por essa razão, as mulheres geralmente vivem mais do que os homens. Um estudo da saúde referiu que, quanto mais amigas, uma mulher tem, o mais provável é envelhecer sem doenças físicas."


(Um estudo da University of California)

ADENDA

Respondendo a uma leitora: 

Falando de relações entre mulheres não pensei nas relações homossexuais entre mulheres. Na verdade não pensei nisso nem o que implica no caso mas sim da mulher que tem essa consciência do feminino em si e ligação a sua essência que move fundamentalmente uma ligação Utero-Coração e que não passa pela sexualidade expressa, neste caso, em forma de desejo de outra mulher. Falei vagamente disso no meu livro, Lilith a Mulher primordial, mas gostaria de abordar o tema com mais profundidade no próximo, espero.

O que de momento sinto e sei é que a carência de uma mulher da sua  mãe e de laços afectivos profundos baseados na confiança materna - o que acontece a uma mulher que não teve uma relação com a mãe que lhe transmitisse a essência desse feminino através da maternidade, uma vez que a Mãe é o primeiro objecto de amor da criança -, e desse modo compreendo que uma mulher sem mãe e até educada ou mesmo abusada  por um elemento masculino da familia, possa projectar já em adulta esse amor-necessidade noutra mulher que deseja...mas esta não é a unica explicação para a HOMO-AFECTIVIDADE. 

Há seres humanos que encarnaram uma determinada polaridade (macho ou fêmea) mas não se identificam com a qual nasceram, o que para mim pode ser o principio da homossexualidade, e assim esse ser tem preferência por seres do mesmo sexo,  assim como, por razões variadas, carmicas, hormonais, psiquicas e emocionais, traumas provenientes da infância, os pode levar a uma outra escolha ou pulsão que não a que corresponde ao sexo com que nasceu. Ai, seja qual for a razão ou mesmo sem razão nenhuma que explique, tudo bem, o ser humano tem o direito de viver de acordo com aquilo que sente. Só não tem o direito de impor nem de querer que todos os humanos se tornem gays e lésbicas e trans etc. 
Ame-se pois como se quiser e quem se quiser sem lesar as liberdades das maiorias em nome de minorias ou vice-versa. Ai estamos todos enganados. Há que respeitar a Natureza biologica dos seres e depois a vontade de cada um e sobretudo a alma de cada ser...e não partir para a descriminação ofensa ou violência verbal ou fisica etc., como está a acontecer no mundo. 

Amar ou não amar e ser amado é outro drama e não depende de nada... também ai não podemos impor nem exigir a ninguém que nos ame e ai sim, é  quando começa o grande drama da encarnação...o ego e a prepotência, ou a violência e a guerra... a força de um diante do outro, do homem sobre a mulher sobretudo...

Voltarei ao tema...
rlp

2 comentários:

Vânia disse...

Boa tarde. Curioso que uma amiga mulher um dia entra me pela casa dentro abraça me e senti os nossos corações a bater que nem cavalos. É uma Mulher muito especial para mim. Ficamos assim naquele abraço apertado até ela me perguntar: o que estamos a fazer? Eu respondi lhe ao ouvido : não te preocupes estamos apenas a libertar oxitocina. Curioso isto. Igualmente estranho para mim e demos tantos abraços assim. Faz meses que não nos abraçamos mais. Enfim.. as circunstâncias da vida....

Vânia disse...

É uma escorpião com o lado racional bastante vincado porém tem muita doçura e chega a ter momentos de lucidez e consciência. Neste momento não sei como está lido com ela a nível profissional mas só cruzamos os olhos não falamos uma com a outra, a mesma Mulher que me ficou com os teus livros curiosamente (até comecei a rir deste lado). É outra situação complicada para mim com outra mulher neste caso uma Amizade. Que estagnou faz meses e tem estado muito presente é como uma águia noite e dia. Descansa pouco trabalha muito. É muito especial para mim e não sei se ela tem noção disso. Tinha 20 anos esta amizade. Ano após ano sempre em contato e isto dói me no peito porque ela aproxima se para olha me e eu não faço a mínima ideia do que se passa dentro dela. Tenho pensado muito nela porque vejo a com frequência. Mas eu não deixei de pensar nela. Mas tenho muito que fazer deste lado entendes? Continuo a aguardar cirurgias e estou por minha conta a dar o meu melhor... ... ....