O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, fevereiro 25, 2023

Gaia é a sinergia de todos os seres vivos



A desmistificação dos poderes patriarcais e das deusas e deuses...


A SINERGIA

"Gaia está aí, porém somos incapazes de vê-la, e por isso quando se fala de Gaia pensa-se num ente espiritual.
Gaia não é uma representação simbólica, nem uma deusa, nem a Mãe Terra com maiúscula. Gaia é o nome da vida da superfície da terra: porque o conjunto de processos materiais e vivos que se realizam constituem uma sinergia, um ente vivo autopoiético, é dizer, com capacidade e dinâmica própria de auto regeneração. Gaia é matéria pura ainda que não demasiada dura; isso sim, é matéria viva. Mas em absoluto não é um ente ideal ou metafísico.
Gaia está aí, porém somos incapazes de vê-la, e por isso quando se fala de Gaia pensa-se num ente espiritual. A evidencia oculta-se, e quando algo se intui, diz-se que é mágica o que são perceções sobre naturais. Não a vemos porque a ocultaram, ao deixá-la uma vez mais fora da Realidade pelo mecanismo de excluí-la semanticamente. E não a vemos porque também não temos a noção da sinergia, e não há uma palavra de uso comum que a represente: ‘sinergia’ é quando o tudo é algo mais que a suma das partes. Como nosso corpo é mais que a suma de órgãos e tecidos, e um órgão é mais que a soma de suas células, etc. Etc. Isso é evidente. Da mesma forma que, a pesar de tudo, dois mais dois não são quatro. Seres vivos não podem serem somados. As matemáticas cartesianas pertencem à Realidade na que os seres vivos desvitalizados, solidificados e convertidos em identidades e personalidades, são registados e levam um número de identificação.
Gaia é a sinergia de todos os seres vivos que habitamos na superfície da terra, porque entre tod@s fazemos algo que é mais e é distinto que a soma dos entes orgânicos que formamos a superfície terrestre, e cada ente orgânico vivo somos parte de essa sinergia, e si não fossemos parte de essa sinergia não existiríamos. Para que digam que ‘pertencemos’ a nossos pais!"


Cacilda Rodrigañez Bustos em El Assalto al Hades
P 78


Sem comentários: