O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, fevereiro 10, 2023

"O espaço-tempo brota do teu caminhar; a cada passo constróis o chão."



"Aqui começa a dissolução dos sábios ('solutio') e dela emana a nossa prata viva."
Donum Dei, século XVII.

"Arentia e Arentio não podem ser compreendidos por outros meios que não os da Alquimia. Na mística de Arentia revela-se a polaridade feminina, húmida e passiva, do mercúrio que tudo dilui no dionisismo cósmico; já em Arentio, as formas são reveladas em angulações apolíneas, concentradas pelo poder solar do enxofre, princípio masculino que actua sobre as águas mercuriais, etéreas, fecundando-as. É a acção de Fohat sobre Koilon, do vento sublime que semeia de vida as águas primordiais da Terra. Espagiricamente, o mercúrio corresponde ao álcool da seiva; o enxofre ao seu óleo volátil, ou essencial, que impregna o álcool com os seus princípios activos, salutíferos. Se Arentio é concentração, Arentia é dissolução, espiral magnética que precipita no mundo a radiação estelar. Do Cosmos para o Cosmos, a deusa sublima-se na matéria salgada que lhe devolve a chave dos dias, libertando-a pela insustentável verdade que cega o néscio e cala o arrogante.
Arentia é um convite à expansão interior, ao movimento que nos conduz à plenitude em nós mesmos, é ela quem medeia a passagem do colectivo ao individual, do concreto para o absoluto onde se esvaem as luzes, as ilusões. A deusa diz-nos: "O espaço-tempo brota do teu caminhar; a cada passo constróis o chão."
In Caderno de Arentia - Issabella Garneche


3 comentários:

Vânia disse...

Bom dia Rosa foi uma benção ler este texto aqui e agora e fez me chorar numa emoção positiva. Não sei dizer mais. Bom dia e abraço forte

rosaleonor disse...

E preciso confiar um pouco!
Um forte ABRAÇO!

Vânia disse...

Eu cheguei a perder a fé. Só que estou a recuperar devagar lentamente e a deixar me ser guiadado que sobrou para renascer de novo. Estou completamente quebrada novamente mas agora com fé noite e dia. Abraço te tanto. Eu sonhei muito mas nunca imaginei que pelos últimos 3 anos tenha vindo a intensificar o processo desta forma. Jamais imaginei este filme de vida real. Se soubesse faria igual e melhor. Sinto me grata sobretudo pelos últimos dez anos de vida. E hoje aqui agora só quero Vida. Abraço te tanto lavada em lágrimas emociono positivo não tenho mais palavras.