O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, maio 18, 2023

Segundo o mundo dos bruxos...



AS MULHERES SÃO MAIS INTELIGENTES...

"O ponto de aglutinação dos homens olha para fora e o das mulheres para dentro. Isto proporciona uma maneira diferente de interpretar e de perceber, uma visão diferente das coisas. Os bruxos têm insistido desde sempre nessa grande diferença entre homens e mulheres.
Segundo o mundo dos bruxos, as mulheres sabem coisas de uma maneira natural.
Sabem de uma forma que a mente masculina não pode conceber.
A socialização demanda que os homens ditem as normas, o que faz com que se sintam “sagrados”.
Para que este processo funcione, a socialização destroçou as sensações femininas.
As mulheres são mais inteligentes, mas não estão interessadas na taxonomia em estabelecer categorias. Taxonomizar é uma condição masculina. Deixem que eles estabeleçam suas categorias e medidas, vocês não têm por que fazê-lo. Para que teriam que fazê-lo?
Vocês devem ser conscientes do que os homens têm feito a vocês. Inclusive o desejo de liberação, do último século, por parte das mulheres tem sido criado e induzido pelos homens. Desta forma a mulher “liberada” repete os padrões masculinos.
Eles brincam com o papel de “coitados bebezinhos” que vocês cuidam e amamentam. Por que o permitem?..."

Excerto da palestra de Carlos Castanheda num Seminário de Mulheres em Los Angeles

Nota: A taxonomia é a ciência que descreve, classifica e nomeia os seres vivos. Através da taxonomia, as plantas, animais e outros organismos são descritos e organizados em categorias de acordo maioritariamente com as suas caraterísticas externas (morfológicas).


2 comentários:

rosaleonor disse...

Vanea : gostei muito deste teu (do)comentário porque me parece muito lucido e bem equilibrada. Fico contente por ti. Muito. Estamos no meio do campo sim... sem lado em que jogar, sem quem a passar a bola, mas dizes bem, espalhamos sementes e agradeço-te pelo meu livro e pelas tuas palavras. Desejo do fundo do coração que mantenhas essa lucidez e equilíbrio e força interior para te manteres atenta e sem deixares que te façam mal e para isso é preciso cuidado com as palavras e a raiva que nos cega às vezes e disparamos sem ver nada... A raiva é necessária e existe uma raiva justa quando é bem dirigida... usa essa raiva para te defenderes e não para atacar... cria bom carma...
Um grande abraço e beijinhos a mimi...cuida bem dela e de ti!
rlp

Vânia disse...

Olá, eu fiquei surpreendida pois achei o comentário forte, pesado li a tua resposta e tenho estado a refletir nele e no novo texto acima sobre a raiva. Estava a sonhar com o trajecto da bicicleta para amanhã mas acordei com dores e espasmos musculares e mais á frente vou querer comentar o texto acima pois identifiquei bastante.a Mimi estava a dormir mas agora está acordada a miar , ela preocupa se bastante comigo e está a olhar para mim e por mim. Andei de fato treino dei uma ligeira caminhada nada de especial mas a parte degenerativa tem destas coisas. Nós estamos bem e eu já aceitei esta condição. Vou procurar o meu neurologista particular e ganhar coragem para a biopsia. Tem mesmo de ser. Tenho dormido bem mas os espasmos acordaram me. Eu já identifiquei situações de raiva mal aplicada durante a reflexão mas preciso refletir ainda mais. A Mimi é realmente um ser especial. Eu estou bastante lúcida e amanhã vou receber a minha mãe cá em casa. Eu creio que ela está realmente preocupada comigo mas também sei que não posso muda la. Eu sinto saudades dela e quero abraça la muito. Eu gosto muito da minha mãe Rosa. E vou mesmo recebe la. E vou dizer lhe que a amo porque realmente apesar de tudo é a verdade. O resto da família eu dispenso mas eu não sei quando será a última vez que a posso ver e não me importo q ela possa perder as estribeiras porque eu pretendo e estou com muita vontade de a abraçar. Não sei se é normal sentir esta necessidade mas sei que a amo muito. Eu não odeio a minha mãe apesar de tudo. Eu amo a incondicionalmente e só me apetece te la em meus braços ainda q seja por breves momentos. Eu depois conto como correu mas sei que vai correr bem. Ninguém lhe dá carinho como eu. Ela deve estar a precisar e eu estou com muita vontade de a ver sinceramente. Eu simplesmente não desisto da minha mãe. Já tenho passarinhos a cantar nas minhas janelas e tenho andado a observar as andorinhas. Eu gostaria muito de conhecer alguém como eu para amizade. Não tenho mais vontade de namorar, tenho vontade de dialogar e ter boas amizades. Não ligo nenhuma ao sexo ao prazer carnal sequer. Talvez seja uma fase mas eu gostaria bastante de ter outra Vânia na minha vida para trocar ideias para conviver. Não sinto prazer nas dores q estou a sentir agora mas estou muito tranquila a ouvir a passarada. Se não adormecer entretanto vou assistir á alvorada tenho prazer nessas coisas simples. Estou a sorrir Rosa. Estou a sorrir. Estar viva e poder disfrutar destes momentos com a Mimi enche me de alegria e ando com uma depressão terrível. Mas estar sozinha com a minha gatinha dá me ânimo. Eu também tenho um grande amor por ti do fundo do meu coração . Até já,