O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, junho 06, 2023

UMA NOVA VISÃO DA MITOLOGIA




...ou a versão possível e livre dos nossos dias...

A única Deusa do Olimpo, condenada por Zeus, que viveu na Terra foi a primeira mulher neste mundo a pensar por si mesma e a ser independente; ela é a única Deusa-Mulher que não aparece nos livros de escritoras do feminino sagrado em busca da verdadeira Mulher ou da Mulher Deusa.
Pandora foi a primeira Mulher em carne e osso e Mãe de todas as mulheres e homens, ela e não Eva... As outras deusas tão citadas no livro "As Deusas na Mulher" como Atena, Hestia, Afrodite e outras, e que eram demos, seres demiurgos, seres não biologicos que habitavam num universo paralelo e que se metamorfoseavam, vinham a terra, mas nunca foram humanas, nem deusas na terra... Outras há que o foram, extraterrestres: as "deusas" (seres não humanos) vindas das esferas, que viveram na Suméria e na Babilonia...ou no Egipto, Innana, Astarte e Isis e Hator e que cultuámos como deusas por nos considerarmos inferiores aqueles e aquelas que vinham dos ceus nas suas naves...?
A Caixa de Pandora trouxe os elixires (ou os virus?) que permitiram a espécie humana, criada por Epimeteu (irmão de Prometeu), ainda e no inicio dos tempos, tempos imemoriais, fossemos meros animais de estimação, transformados por ambos e a revelia de Zeus em seres humanos racionais, depois de Pandora reinar durante 40 mil anos... Zeus pai castigou-a e depois perseguiu-a e amaldiçoou-a e finalmente criou uma nova espécie a partir de Adão e Eva para dominar a terra e destruir a rebeldia da raça humana fiel a Pandora... mas Lilith... ou Pandora, deu a poção mágica a Eva e esta deu-a também a Adão que se viu então nu e saíram do Paraíso onde viviam presos e ignorantes a vontade do pai celeste, Zeus-Jeová, o grande misógino da criação... Ele que sempre castigou e odiou as mulheres à conta de Pandora, a 1ª mulher livre e senhora de si que ele e os deuses da sua espécie dotaram de grande beleza e ousadia e fascínio e dons sem fim. Até hoje condenada e excluída dos mitos, um mistério que encerra o mistério de toda as mulheres nascidas mulheres e da espécie humana nascida dela!
Mas este foi apenas o principio de uma história mal contada entrecruzada e longínqua que a Igreja de Jeová durante séculos destruiu para contar a sua, matar os que lhe desobedeciam e dominar o mundo na ignorância e no medo. E nós continuamos obedientes ao medo e aos deuses...

(E quem de direito me diz que isto é ficção?)
rlp


Sem comentários: