O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, dezembro 12, 2023

A MULHER E O UNIVERSO...

 

Pode ser uma imagem de espaço sideral e texto que diz "El vidje es hacia adentro"


De vez em quando penso neste espaço e nas palavras que escrevo e hoje senti que devia clarificar o porquê do que escrevo e partilho sendo que, desde o inicio deste Blog, que o seu propósito foi e é realmente debater as questões das mulheres em si e o seu drama pessoal enquanto mulheres...tanto a nivel psiquico como emocional, falar de como as mulheres sofrem particularmente e de forma diferente emuito mais do que os homens na sua afirmação pessoal individual em sociedade e em familia. Porque sempre foram sobrecarregadas e tratadas de forma depreciativa e desvalorizada pelas religiões e são ainda sobremaneira atacadas de todas as maneiras no mundo.

Mas, claro, há sempre alguns temas que exponho e questões que posso debater enquanto ser humano pois todas temos ou podemos ter questões filosóficas, religiosas e metafisicas, que gostamos de abordar e desejariamos ter respostas...mas, eu pergunto-me, será que essas questões esde logo mudam alguma coisa a nossa vida como mulheres? Sim e Não... depende do que queremos fazer com a nossa vida no mundo em que vivemos! E eu não nego nem recuso as questões de fundo da vida humana, as grandes questões da existência, como a vida e a morte, o nascer e o morrer...o amor... mas os temas e os assuntos de preferência aqui sempre senti que deviam ser sobre nós enquanto mulheres apenas...

Mas isso não é diminuir a mulher? Não…penso que não. Quero dizer, eu acho que enquanto não resolvermos os problemas de cariz pessoal e intimo, a nível emocional e psicológico, enquanto mulheres sofendo como sofremos todo o tipo de reveses pela nossa condição feminina, não adianta ir para campos elevados do espírito e querer ver as coisas mais elevadas seja do pensamento seja da metafísica - dos deuses e deusas - senão estivermos ligadas ou conectadas com a nossa essência feminina em si porque só ela nos poderá dar um sentido profundo da nossa transcendência como seres individuais que perderam a sua origem e que foram divididas em si mesmas e não falo de divino nem do sagrado, mas de alguma forma de acedermos a uma consciência integrada – ligando as partes de nós que se digladiam sem msmo no darmos conta e - em nós mesmas enquanto mulheres. Porque se continuarmos divididas em estereótipos e deusas e deuses… dificilmente temos uma base para entender o que está para além da nossa própria dualidade e assim a do mundo.

À partida tudo o que nos transcende - falando do divino e do sagrado - parece impossivel saber o que realmente isso significa na nossa vida quotidiana…por isso penso que nos temos de cocnentrar no nosso plano humano e a esse nível há coisas que temos de fazer e cumprir…como ser dignas e verdadeiras connosco mesmas…No caso das mulheres e porque sou Mulher o meu sentuido de viad foi descobrir a minha essência e o sentido desta encarnação e apostar ou escolher uma via que me dignifique a mim e  às outras mulheres… Mas posso dizer que o é a minha experiência em paralelo com o que penso da vida em termos de vivência terrena e do meu objectivo (destino ou Karma??) e portanto,  INDEPENDENTEMENTE DE TODAS ESSAS QUESTÕES FILOSOFICAS OU METAFISICAS que são coisas distintas, ou seja, o que nesta vida sabendo ou não sabendo qual e o seu sentido profundo, se eu quero fazer ou não alguma coisa por mim e talvez pelos outros que possa ajudar e neste caso eu fico-me pelas mulheres minhas irmãs…mesmo sem saber se é certo ou se posso ou se devo. 

A confusão e a desordem humana neste momento no mundo é tão grande como o Caos inicial ?...em que fomos criad@s e projectad@s na atmosfera da Terra, saidas do Ventre da Mãe … e por isso penso que  é uma enorme pretensão a nossa querer sair disso sem primeiro nos rendermos à nossa ignorância e à nossa impotência ao nivel dos nossos sentidos e capacidade intelectual perante tudo o que nos ultrapasssa, e o Grande Mistério da Vida e da Mulher - o nascer e o morrer - e a imensidão do que vive ainda  por detras de tudo o que nós vivemos e achamos sr a vida e sem que  possamos vislubrar uma verdade ou simplesmente que existem outras dimensões e outros universos e mundos paralelos e talvez seres...humanos e não humanos?  

rlp

Sem comentários: