O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, janeiro 28, 2005

1 2 3 esquerda direita, marchar...

QUANDO É QUE OS HOMENS SE ENXERGAM MESMO?

Dois políticos, um de esquerda e outro de direita, em debate televisivo, disputavam cada um a sua posição face à despenalização do Aborto em Portugal. País onde as mulheres estão sujeitas a prisão se recorrerem por decisão própria ao Aborto, tendo como alternativa recorrer ao aborto clandestino em que correm risco de vida e desastres irreparáveis nas suas vidas quando são por qualquer motivo, forçadas a interromper uma gravidez indesejada.

Parece que então aconteceu que o líder da esquerda confrontou o da direita que é contra essa legalização, como “bom católico apostólico romano”, certamente por considerar que assim a mulher recorreria naturalmente ao aborto...e ao que o outro lhe contestou que ele não podia opinar sobre o aborto uma vez que não era pai....
Esta atitude causou um sururu enorme na emprensa nacional e o líder da esquerda foi acusado de ser um reaccionário...pois não é preciso ser pai para ter opinião sobre o que se pensa sobre o aborto!... Mas, em todo esse sururu ninguém se lembrou que na verdade nenhum homem tem a certeza se é o pai da criança! Ele só tem a certeza que é filho da mãe ou filho da p...
Sendo assim, e por mil outras razões nomeadamente ser a Mulher A Mãe é ela que tem de decidir e dar a sua opinião e não pais solteiros casados ou celibatários, padres ou mesmos homossexuais... Sejam lá o que quiserem, Têm esse direito, mas deixem as mulheres decidir das suas vidas! Quando muito deixem os presumíveis pais ajudar e não proibir, respeitar e não impor...e muito menos fazer leis!

(Sabemos que o casamento aparece na história para garantir a certeza de que o pai é pai e tem direitos e para isso a mulher é-lhe sujeita e fiel...senão rua e o filho é... daquilo que eles mais gostam de chamar às mulheres que não lhes são “fiéis”...)

MAS É A MULHER verdadeiramente quem tem de decidir por sua conta e risco o que quer fazer da sua gravidez, assim como do seu corpo...Para isso é claro, tem de ser ELA PRÓPRIA E NÃO continuar submetida e obediente às leis patriarcais e misóginas, assim como tem de sair debaixo da tutela dos maridos e dos padres e dos políticos!

Porque Ninguém senão a mulher sabe o que é ser Mãe...
E nenhuma mulher se violenta a si própria ou se expõe ou submete a correr riscos gravíssimos, de ânimo leve...Por toda a vida terem sido os maridos, os patriarcas os chefes e os padres - aqueles que menos se importaram com a Integridade física e moral da mulher e a usaram a todos os títulos como procriadora ou como objecto de prazer ou dela fizeram “bode expiatório” dos seus dogmas, e das suas guerras - que devem agora e de uma vez por todas abster-se de opinar e querer debater um assunto que só diz respeito às Mulheres. Há mulheres juristas e médicas e advogadas...

Façam um debate de PRÓS E CONTRAS só com as mulheres...
Mulheres que não estejam debaixo da canga dos padres, chefes e dos líderes ou os imitem!
UM DEBATE com mulheres competentes, livres pensadoras, femininas, esclarecidas e idóneas sobre quando as mulheres querem e podem ou não ter um filho!
A sociedade e o estado nada têm a ver com a decisão íntima e pessoal de um indivíduo e muito menos ainda a Igreja! Se continuarem a forçar a mulher a ter filhos indesejados e mal amados o que teremos, em vez de Homens e Mulheres livres é realmente os ABORTOS VIVOS...como estes que ouvimos a torto e a direito a falar do que não sabem!!!

Costumo esclarecer que não sou de direita nem da esquerda nem do centro e que não sou de todo contra nem a favor do aborto, mas a favor da Liberdade da Mulher, pela Consciência do Feminino e afirmação dos valores no feminino, coisa que não existe na política nem na sociedade patriarcal, seja ela fascista ou comunista, como se dizia antigamente. Ou nem mesmo a democrática... Precisamente por isso nós vivemos divididos em partidos e em guerra e em ódio uns contra os outros permanentemente!
Quando não se respeita a Mãe nem a Mulher não se respeita a Vida nem a Natureza. Neste caso, o Ministro da Guerra e não da Defesa como eufemisticamente lhe chamam, não é de forma alguma a favor da Vida...mas da Guerra que defende! Manda jovens para o Iraque, alicia-os para a Armada e preocupa-se tanto com os fetos???

Eu não fui mãe, mas sou mulher e como filha da DEUSA-MÃE sei do que falo...e sou PELA PAZ no mundo, como toda a mulher o é no coração e não deseja outra coisa para os seus filhos!


Rosa Loenor Pedro

Sem comentários: