O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, janeiro 10, 2005

NÃO SEI QUEM SÃO ESTAS SIMPÁTICAS BRUXINHAS, MAS ROUBEI...

Os Sócrates que se cuidem...

“MULHERES POLÍTICAS ACUSAM SÓCRATES
DE “PERSEGUIÇÃO POLÍTICA”


Este só podia, fiel ao seu “Mestre” de nome, também ser misógino tendendo certamente a dar mais crédito aos efebos do que às mulheres...como vem sendo uma escolha muito filosófica de muitas figuras do nosso Senado...
Foi Sócrates, o verdadeiro, quem ajudou a acabar com o culto da Deusa Mãe e a denigrir a poesia para entregar o poder da palavra aos rapazes (foi nessa altura que começaram a aparecer os boys). Nada de Musas! A sua mulher era uma megera (talvez mesmo bruxa ...) de quem ele fugia...parece, para pregar aos rapazinhos nas ruas! Não foi ele que criou a República?...
Claro que as Santanettes não têm problemas desses, pois elas nem sequer falam ou dizem coisa com coisa, e nem têm interesse nenhum em ir ao Parlamento...pecerbem? Sei lá...
Desde que tenham as pastas Vitton e Chanelle...tanto faz.

Confesso que estou a ficar "daltónica política"...já não destingo diferenças nas cores que defendem os partidos... pois também no PS, por suposto um partido democrático e com presumível empenho na paridade política, as mulheres são afastadas se não forem da família dos notáveis ou dos interesses dos seus líderes e qualquer mulher com posição própria e independente, que ouse discordar, é ostracizada dos lugares de chefia...

Quanto ao PC parece que faz propaganda contra toda a esquerda...enquanto os mui católicos do PP gozam à farta em almoços e jantares a seguir o seu efebo mestre...


CABE À MULHER MANTER-SE ATENTA
CONTRA UM NOVO RETROCESSO CULTURAL


Será que mais uma vez na história da humanidade se dará de novo esse desvio ou recuo cultural, como há cerca de cinco mil anos quando a mulher foi escravizada pelos invasores bárbaros e reduzida à ínfima espécie, distribuída como presa aos seus heróis, passando metade da humanidade a dominar outra metade? Assim como mais tarde, há cerca de dois mil anos, com a vinda de Cristo que tentou e era apanágio da sua doutrina devolver à mulher o respeito pela sua liberdade e restaurar o equilíbrio dos pólos feminino e masculino que juntos equilibram o céu e a terra e dar novo sentido á vida do ser humano na revelação da sua divindade, ou seja a sua totalidade.

Quando parece estar a consolidar-se essa consciência e a sua evolução a força instintiva da besta volta a atacar em todas as frentes para não perder o domínio da sua força, e as mulheres começam a ser violadas e mortas, acusadas e perseguidas nas formas mais abjectas que a sociedade possui e muitas vezes por outras mulheres servas e cativas do poder patriarcal. É o caso da “beatas” e das freiras ou mulheres submissas ao dono seja ele o marido o padre ou o estado!

Cabe as mulheres levarem a peito esse trabalho e não deixarem que um novo retrocesso cultural e histórico as relegue mais uma vez para os conventos, os giniceus e lupanares e guetos dos patriarcas quer a ocidente quer a oriente! As religiões patriarcais, todas elas só fizeram da mulher uma escrava ou um mito.
Nunca houve no mundo verdadeira “liberdade igualdade e fraternidade” porque nunca as mulheres tiveram o papel nem a dignidade integral a que o seu ser e princípio têm direito e como tal nunca pode agir de acordo com o seu dever e cumprir um ideal!
É tempo e urgente que as mulheres sejam os pilares da reconstrução de um mundo mais justo e verdadeiro! O princípio feminino tem de ser integrado, quer por mulheres quer por homens.
(MELUSINE... eu disse que ia aparecer aqui de vez em quando...)

“Parece que muitos teólogos e filósofos da Idade Média estavam conscientes da necessidade de devolver o princípio feminino maltratado ao paradigma celestial na sociedade. Foram eles que aplicaram o princípio esotérico “assim na terra como no céu”.


Sem comentários: