“Acho divertido o termo sub-rosa querer dizer algo feito em segredo. A expressão “sob o signo da rosa” quer dizer algo específico para os iniciados. Para eles, como já vimos, o segredo é a rosa - a rosa vermelha da outra Maria, a Maria M. que representa o Eros, o aspecto nupcial apaixonado do feminino que foi renegado pela igreja estabelecida. Eros é um anagrama de rosa e a rosa é sagrada para a deusa do amor desde a antiguidade.”
UM MAU SINTOMA
“Apareceu recentemente em Portugal um catolicismo agressivo e fanático, que lembra o pior ultramontanismo do século XIX. João C. das Neves, colunista do D.N. e prof. de Economia, um dos seus mais notórios representantes, podia Ter saído directamente de uma paróquia do Minho em 1868, brandindo um cacete e excomungando com fervor o “mundo moderno” e o “liberalismo. A sua última indignação foi o provocada por dois livros: “O Código da Vinci” de Dan Brown e “A Verdadeira História de Jesus” de E.P. Sanders.
(...)
Infelizmente, aumenta hoje uma nova intolerância, que não admite crítica, contradição inteligência ou liberdade. O prof.(?) Neves, mesmo na sua inconsciência é um mau sintoma.”
(In Público)
Excerto da crónica de Vasco Pulido Valente
(Haja Um homem lúcido, ao menos. E que tenha consciência do alarmante que é esta vaga de fanatismo que indirectamente e a curto prazo atingirá, mais uma vez a mulher! Não só no que diz respeito ao “aborto” como em relação a tudo...)
Sem comentários:
Enviar um comentário