O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, junho 14, 2007

DAS TREVAS NASCE A LUZ...

















JOSÉ SARAMAGO:


«Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo» disse José Saramago numa conferência em Espanha. Na mesma oportunidade sentenciou: «Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda». Disse ainda:
"O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio"

O escritor, Prémio Nobel, aproxima-se inexoravelmente da verdade, mas não se trata já de fascismo ou de comunismo...Trata-se de ainda ter a esperança de um Novo Paradigma ou sujeitarmo-nos TODOS, da esquerda e da direita à iminente destruição do Mundo pelos políticos e conomistas...

É pena o escritor antes de morrer não acreditar na primazia do Espírito em vez de continuar na cegueira do materialismo dialético...

4 comentários:

pazsobreamesa disse...

Em alguns livros do Jose Saramago, existe a tematica do maravilhoso e sobrenatural. Cuba (a ilha) tem muito material lendário e do maravilhoso, etnografico, que foi recolhido por investigadores que são de esquerda! Fernando Lopes Graça (comunista)recolheu a música popular portuguesa e tradições que remontam ao paganismo, que o fascismo censurou!! Porque será? O regime temia a Deusa! Álvaro Cunhal foi aprendiz de Agostinho da Silva: um mestre da filosofia hermética e da Idade do Espirito Santo, ou Idade da Mãe Divina!...A cor da Deusa na sua plenitude é o vermelho...Os antigos fenícios usavam barrete vermelho e adoravam Astarte!!...Porquê dizer que o comunismo rejeita esse lado esotérico? Há fortes ligações entre a esquerda e o hemisfério esquerdo do cérebro! Quem rejeita o lado esquerdo está a rejeitar a intuição, a emoção, a sabedoria do coração e do útero! Está a rejeitar as suas raízes matriarcais e ctónicas! O lado direito onde abunda? Em pessoas ligadas à economia, finanças, gestão, estratégia, calculismo e por aí fora! E viva a esquerda em tudo! :D

Tuto... disse...

o problema da esquerda ou dos comunas (não o lado) é que já perderam o sigificado de sua essência. eis que o vermelho ganhou outros tons semanticos, associado sobretudo a um trabalho e uma ideia que une a todos e esquece suas diferenças, nega as origens por um ideal que já está tão deturpado que se quer diz algo diferente que a direita, pois acabam no mesmo lado - o do poder, que nada faz e tudo quer controlar - o fim está aí, num ponto extremo onde tudo converge.

rosaleonor disse...

Caro André: você não desiste e a sua persistência tem o seu valor, mas acho que você não quer perceber uma questão de fundo: se o mateiralismo se baseia na primazia da materia e a negação do espírito o feminino sagrado ou a magia e todo o conheciomento esotérico não cabe na filosofia materialista. Não sei como é que você resolve este problema...de qualquer modo a prática e a experiência também provam do erro que foi o comunismo e a nãos er como ideal utópico não tem mais significado na história da humanidade. Sem dúvida que o homem não pode negar o arquétipo da mãe mas nega-a como mulher total etc etc.
Um abraço
rleonor

rosaleonor disse...

Sem dúvida que o que destrói qulquer ideal é o poder e o abuso do mesmo em todos os ideais por mais puros que sejam na teoria. Contudo ainda nenhum ismo considerou a mulher como um ser integral e autonomo...
Buda sabia a origem do sofrimento mas também não pensou nas mulheres...o caminho do meio felizmente é interior... e da alma.
A anima é a força que a mulher representa e também vive no homem: se este a nega nega-se a si mesmo. Foi o que aconteceu no mundo.

um abraço
rl