E O DESPERTAR
DA CONSCIÊNCIA DO FEMININO
“Logo que a mulher se apercebe das forças (das deusas) que a influenciam, conquista o poder proporcionado por esse conhecimento. As deusas são forças poderosas e invencíveis que moldam o comportamento e influenciam as emoções. O conhecimento das “deusas” existentes nas mulheres é um novo campo de aprofundamento da Consciência Feminina”
(…)
“As grandes realizações naturais seguem o mesmo processo e em definitivo, que não é outro senão o da maternidade, obra de fé e de vida, obra de amor e também de paciência e ternura”
(…)
“Torna-se cada vez mais evidente diante dos desastres que ameaçam a terra, provenientes do domínio do masculino, que a salvação da humanidade se encontra na restauração dos valores femininos. A mulher tornando-se plenamente mulher, obrigará o homem a assumir a sua verdadeira virilidade. (…) Sem dúvida que não é preciso, em espírito e verdade, ir mais longe buscar “a libertação da mulher”.
Citado por Maria do Rosário Pontes
em Contos de Fadas e os Valores do Eterno Feminino
(texto enviado por Luiza Frazão)
*****
Do lado dos últimos...
Entrevista com Vandana Shiva
"Os “pobres”, defende Vandana Shiva, não são aqueles que “ficaram para trás”, por serem incapazes de jogar as regras do capitalismo, mas aqueles que ficaram excluídos de todo jogo e aos quais foi impedido o acesso aos próprios recursos de um sistema econômico que destrói o controle público sobre o patrimônio biológico e cultural.
(...)
Nos últimos 35 anos, trabalhei com muitíssimas mulheres e sempre estou mais convencida de que são elas as “verdadeiras especialistas”, as únicas capazes de conhecer o funcionamento de um sistema e os modos para protegê-lo, e que o mundo é, em grande parte, “produzido” pelas mulheres."
http://www.ecodebate.com.br/2009/01/23/do-lado-dos-ultimos-entrevista-com-vandana-shiva/
Precisamos de mais e mais mulheres conscientes em todas as áreas e ganhando espaço na mídia para que possamos, por fim, acreditar que podemos ainda salvar este planeta. Mas sem as mulheres, não haverá salvação!
*
Comentário deixado por uma leitora anónima...
O SORRISO DE PANDORA
“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja.
Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto.
Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado
Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “
In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Do lado dos últimos. Entrevista com Vandana Shiva
"Os “pobres”, defende Vandana Shiva, não são aqueles que “ficaram para trás”, por serem incapazes de jogar as regras do capitalismo, mas aqueles que ficaram excluídos de todo jogo e aos quais foi impedido o acesso aos próprios recursos de um sistema econômico que destrói o controle público sobre o patrimônio biológico e cultural.
(...)Nos últimos 35 anos, trabalhei com muitíssimas mulheres e sempre estou mais convencida de que são elas as “verdadeiras especialistas”, as únicas capazes de conhecer o funcionamento de um sistema e os modos para protegê-lo, e que o mundo é, em grande parte, “produzido” pelas mulheres."
http://www.ecodebate.com.br/2009/01/23/do-lado-dos-ultimos-entrevista-com-vandana-shiva/
Precisamos de mais e mais mulheres conscientes em todas as areas e ganhando espaço na mídia para que possamos, por fim, acreditar que podemos ainda salver este planeta. Mas sem as mulheres, não haverá salvação!
Obrigada pelo documento. espero que sim, que nós mulheres consigamos ir mudando as coisas e a vida. Mas sinto que toda a mudança começa dentro e aí está o problema da mulher que não quer ir ao fundo de si mesma...
uma abraço
rosa leonor
Enviar um comentário