O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, dezembro 12, 2017

RESPOSTA A UMA AMIGA:



"As mulheres contra mulheres"? 

E porque é que eu acho que estás a acusar aquilo que denuncias todo o tempo e de que aparentemente também tu mesmo padeces? Sim Rosa existe e pode ser! Mas como tu dizes e muito bem no que refere a outros aspectos, consequência do machismo, etc. das mulheres pensarem e reproduzirem o que está socialmente transmitido. etc. Querida, neste aspecto, contradizes-te completamente (no meu entender) e eu cá, que não tenho pretensões a mudar as mentalidades, sendo que gostaria muito de ter a tua coragem para o tentar fazer, fico mesmo chocada! Muito! Por exemplo com este post. E arrepio-me assim tanto, tanto mesmo, como com todas as brejeirices que ouvi e li ao longo da minha vida, com qualquer coisa e aquelas mais subtis, que denigrem as mulheres.

Talvez Rosa essa história de que as mulheres são as maiores opositoras das mulheres esteja certa, talvez. Mas eu, "terrivelmente ingénua", (será?) não acredito! Rosa é mais outra história que nos contaram, como essas todas que denuncias."
- Em primeiro lugar agradeço-te imenso a tua missiva e as tuas palavras e me transmitires a tua opinião e parecer...aceito e entendo o que dizes...mas não é fácil falar e escrever sobre as mulheres...sabes que tenho um Blog sobre a temática de Mulheres & Deusas e que ninguém mais do que eu, posso garantir-te ama mais a mulher e se expos ao longo da sua vida em sua defesa mas não de qualquer maneira...Não defendo as mulheres só porque são mulheres, mas apenas e sobretudo sobre o que seja a verdadeira mulher  e a ESSÊNCIA dessa MULHER.

Desse Blg nasceu um livro do mesmo nome...onde tudo o que eu penso e repenso está lá e tem ajudado muitas mulheres no processo de consciencialização do que é a Mulher em si - depois de durante séculos o feminino ter sido completamente deturpado ao ponto de chegarmos a esta aberração de dizer que a mulher não nasce mulher e se faz (pela cultura e a sociedade o que é só em parte verdade, mas não no aspecto biológico, e nesse sentido todo  é escamoteado) assim como o homem.

Na base do que digo há anos e anos de aprofundamento da questão e acredita que já dei todas as voltas possíveis ao texto e quando falo da mulher "inimiga da mulher" esse é o facto mais gritante e também branqueado pelas ideólogas marxistas ou feministas quando na verdade e na prática é o que acontece. E na base dessa inimizade está a chave que pode esclarecer o porquê dessa inimizade e antagonismo grosso modo e na grande, grande maioria de mulheres.

Há décadas que trabalho com mulheres...exclusivamente. Sei o que as divide - falo dessa cisão dentro delas...a da santa e da puta (a Virgem santa e serva do senhor (o deus homem) e a Madalena arrependida, a pecadora a prostituta e a devassa - ainda agora ouvi sem querer uma missa na radio...era tal e qual, a virgem serva do senhor oremos à mãe imaculada...e sei como esses arquétipos digamos se alternam e altercam entre si...o olhar da mulher para a "outra" é sempre condenatório, da mãe e da sogra para a nora e a ameaça de roubar são casar com o filho ou essa "outra" que ameaça roubar-lhe o namorado ou o  marido ...etc. Esses arquétipos são a fundação da moral e da família e do casamento e estão em vigor desde sempre no Patriarcado - lembra-te do juiz que recentemente condenou a mulher vitima de violência doméstica como adultera...

Ora encarar estas duas mulheres...e vê-las em separado, como distintas irremediavelmente seria fatal e foi fatal é precisamente dai que eu quero que elas saiam...acredito que a consciência dos factos da história e da psique pode ajudar as mulheres a sair desse impasse e divisão. Não falo mal das mulheres gratuitamente nem me cinjo a casos concretos mas à generalidade dos factos  que minam a sociedade e vida de cada mulher...enfim, tenho muitas mulheres conscientes deste processo em consequência do que escrevo e da minha luta por um SER MULHER INTEIRA... e é nesse sentido que continuo a lutar mesmo sabendo que a única coisa que me interessa a nível espiritual digamos é a MINHA CONSCIÊNCIA DO SER, como ser humano, mas aqui é a minha causa, a causa que defendo,   e só persisto nela porque tenho o exemplo de muitas mulheres que me agradecem e se sentiram salvas - imagina e isto é forte - dos condicionalismos vários a que estavam presas sem saber o porquê... o resultado é menos doenças, menos sofrimento...mais paz...enfim, pode parecer-te pretensão minha, mas sempre fui muito lucida...
Não ganho nada com isto...porque o armar-me em arauto de uma verdade, não me serve de nada, digo ao meu ego, já que ele não tem grande papel na minha vida...talvez o ressentir-me ainda da ingratidão ou da falta de educação seja um reflexo dele...mas essencialmente estou focada no  meu ser  (dentro de mim) e a minha alma está em paz com isso - nem sequer tenho a ilusão de que estou a salvar ninguém - não, não me coloco no papel da vitima nem do algoz e menos ainda do de salvador...sou apenas uma mulher talvez com um objectivo único: ajudar as mulheres a verem a causa do que as divide e do seu sofrimento singular .
Se me lesses a fundo e não apenas no facebook talvez pudesses compreender o que eu queria dizer quando falo das duas faces da mulher e como elas se manifestam e o que as impede de serem solidárias e fraternas umas com as outras - o que não quer dizer que muitas vezes não o sejam mas mais idealmente ou teoricamente do que na prática - tudo o que se diz e propaga por ai é como os Prós e Contras...não aprofunda - a dualidade está em tudo e muitas vezes pareço paradoxal, mas esta é a linguagem humana e não se consegue falar do uno em palavras... e a coisa mais difícil para a mulher é perceber que ela é as duas ao mesmo tempo e que devia integrá-las sem se dividir nesses estereótipos...Cada mulher contem em si o espectro da outra...seja a puta a santa, seja a santa a puta...porque essa divisão aconteceu porque o cristianismo dividiu a mulher em duas espécies de mulheres...Começou há uns séculos e a sua pregação e catecismo contra as mulheres continua...etc.
Quanto ao meu poste a que te referes  e ao que aconteceu com a mulher que me "agrediu" na conferência há dias tinha a ver com todo o seu contencioso  interior das duas mulheres e porque não admite essa divisão em si...etc.
Olha, agradeço o teu cuidado.
Sabes, para finalizar, tenho 71 anos...já sou mesmo velha....e desde sempre andei as voltas deste assunto. O Conhecimento Superior não mental  (uma iniciação?) e durante muitos anos a prática da Meditação  deu-me as bases que me permite ter a Consciência da Consciência e por saber que tudo é relativo e este mundo uma ilusão, sei o lugar das coisas, mas enquanto aqui estamos, fazemos o que podemos tentamos decifrar o porquê das nossas manias...obsessões ou sonhos...O meu sonho é este...
Unir as mulheres...
 ...
rleonor pedro


Sem comentários: