O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, janeiro 05, 2018

TERAPIAS E TERAPEUTAS



PERGUNTO

Como é que um psiquiatra ou um terapeuta, formados em universidades, às vezes são pessoas sem formação humanista nenhuma, digo sem qualquer consciência de si em profundidade e do seu infinito mundo interior complexo e paradoxal e assim pretende ensinar alguém ou tratar pessoas?
rlp


UM BOA RESPOSTA...

"A psicologia e a psiquiatria são ciências que surgiram da percepção de alguns pensadores e que se tornaram como uma moldura para o entendimento dos processos individuais conscientes, subconscientes, sociais e orgânicos- os dois últimos só mais tarde e com a necessidade da interdisciplinaridade entre a sociologia e medicina; sem expor à reflexão se essa essa percepção estaria sujeita ao erro, à generalização e à carência de entendimento dos seres humanos a níveis invisíveis e profundos ou metafisicos. E depois há ainda a contradição entre os diferentes pensadores que elevaram a psicologia ao estatuto que tem hoje, ou seja, não há consenso precisamente porque colocaram em pólos opostos estados psicológicos que tornam impossível a compreensão do ser humano como um todo."

Ananda Krisna Lila



(...) "A palavra grega therapeuein, curar, significava, originalmente, “serviço aos deuses/AS”. Por conseguinte a cura ocorria, de início, num contexto sagrado. Filo faz referência a um grupo de judeus contemplativos, pré-cristãos, que chamavam a si mesmos Therapeuts, “quer porque professavam uma arte medicinal mais eficaz do que aquela que tinha emprego geral nas cidades (já que esta apenas cura os corpos, ao passo que aquela cura almas que se acham submetidas ao jugo de moléstias terríveis e quase incuráveis, infligidas pelos prazeres e apetites, temores e sofrimentos, pela cobiça, pelos desatinos, pela injustiça e por todo o elenco da inumerável multidão de paixões vícios), que por terem sido instruídos pela natureza e palas leis sagradas a servirem o Deus vivo”. Portanto, psicoterapia significa, em termos essências, serviço à psique.


In “ANATOMIA DA PSIQUE” de Edward F. Edinger

Sem comentários: