"A opressão das mulheres pelos homens é um sistema dinâmico no qual as desigualdades vividas pelas mulheres são os efeitos das vantagens dadas aos homens." - Daniel Welzer-Lang
AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Não, não é a droga nem o álcool o factor “catalisador” nem a causa principal da violência doméstica! O álcool e a droga é apenas o desinibidor da violência e frustração masculina de que as entidades oficiais se servem para justificar a sua agressividade sempre latente contra as mulheres.
O álcool é o que remete para público e de forma visível a violência inata do masculino desde há seculos e que hoje o indivíduo sem rédeas sociais e morais mostra o que sente realmente e reflecte sobre a mulher uma “autoridade intemporal” que lhe deram as igrejas e as leis patriarcais - sendo a mulher sua posse enquanto filha e enquanto esposa, ele usa e abusa de sua livre vontade. É sobre a mulher e o feminino que a prepotência inerente à sua condição de macho assume proporções mais drásticas, como é o feminicídio, baseado mais ou menos inconscientemente, no que o homem pensa ser o seu direito e posse da mulher, sua legítima propriedade, tal como lhe foi legado pelo Sistema patriarcal.
Como a sociedade civil começa hoje em dia a ter alguma noção do flagelo que é a morte de mulheres por companheiros e maridos e das suas proporções drásticas em toda a Europa, já não são as prostitutas da rua que são assassinadas e apagadas do mapa, mas as mães de família, isso torna demasiado claro como o homem comum se tornou o predador da mulher.
Perante tantas evidências é possível que ao nível das aparências o Sistema queira camuflar essa violência e estes crimes com eufemismos e a negar que esta realidade possa atingir proporções dramáticas. Por isso não creio que as mulheres possam contar com o apoio dos homens...mesmo ao nível das instituições mais idódeas...
Só as mulheres poderão mudar as suas vidas, cada uma por si, consciencializando-se da sua escravatura e submissão.
rlp
1 comentário:
Excelente
Enviar um comentário