O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, fevereiro 02, 2020

QUANDO SURGEM OS CRITICOS...



SOBRE I LIVRO - LILITH A MNULHER PRIMORDIAL

RESPOSTA AS PERGUNTAS DO INQUIETATITUDE.BLOGS feitas por MITOLOGIA cujo autor é doutorado em clássicas- esta resposta é para o autor das perguntas e não para a autora do Blog 


1-"Bem... a informação que é passada sobre este livro só tem o "pequeno" problema de assentar mais numa fantasia do que na realidade. Lilith não tem, nem de perto nem de longe, "5000 anos", é uma criação medieval. Como escrevemos, sobre ela, em 2017:
"Parece ser esta uma figura muito apreciada em contextos da cultura gótica moderna, talvez pela sua recusa em aceitar a superioridade do marido, mas há que ter muito bem em conta que o Alfabeto de Ben-Sira [em que ela aparece] é, mais que tudo, um texto de conteúdo satírico, que não era levado a sério por absolutamente ninguém. Considerá-lo como mais que isso é ver interesses particulares onde originalmente não os havia. A origem de Lilith é somente uma história fictícia medieval, e se até existem outras referências, muito anteriores, a outras figuras do mesmo nome, nunca existe qualquer identificação directa de um demónio (real?) com esta suposta primeira esposa de Adão."

2 -"Tentaremos lá estar e confrontar a autora, então. O que é curioso, ainda assim, é que até existe verdadeiramente uma outra figura mitológica perfeita para um livro desta natureza, mas que nunca parece ser utilizada para tal. Parecer-nos-ia que a ideia de uma mulher com já 4200 anos, que se torna de uma mera deusa quase anónima numa deusa da sexualidade e do próprio sexo (!), apenas para ser completamente vilificada e vista como uma mera prostituta alguns séculos mais tarde, teria muito para dar aos leitores, em vez destas fantasias associadas a Lilith... " 

???

Resposta 

Este livro é uma fantasia … É! E OS HOMENS não precisam de o levar a sério. Mas se quiserem as respostas estão todas nele - para quem quiser ler de boa fé, digo visionariamente, como um augúrio - e onde digo claramente que não tem qualquer base ou argumentação cientifica nem histórica nem sequer pretensão literária - não, não tem bases "credíveis" nem datas exactas, consensuais, e onde digo e afirmo convictamente que tudo o que nós humanos sabemos e conhecemos da História do Homem e da Mitologia ou Religião patriarcal para MIM SÃO MERA FICÇÃO e erro...Tudo o que conhecemos como verdade no mundo é ficção e mesmo as datas e os milénios do antes e depois dos quais nada, mas nada sabemos ao certo e portanto esta é a minha ficção…Este não é um livro para homens eruditos nem conhecedores ou obviamente patriarcais - é um livro escrito (ficcionado se quiserem), talvez surrealista a partir da minha experiência de MULHER e onde os homens NÃO ENTRAM porque como é obvio não entendem nada, de facto de mulheres…Lilith é uma experiência no amago da mulher e nenhum homem a pode entender intelectualmente. Entendam-se com as vossas datas e os factos. Não pretendo provar nada! SE Lilith tem 5 mil anos ou 3.500 ou pertence a idade media...ou se nasce antes de Eva, etc. ...ou talvez seja a própria Innana vinda de Nibiru com os anunakis...ah ah a (a minha sósia é coatora do livro e ela é bruxa-vidente) - sim é um livro pouco sério… é só para mulheres e por isso os homens que não sejam sensíveis e de "coração puro" escusam de ler...vão se indignar e sentir muito ofendidos no seu ego - e assim não vale a pena perderem tempo com ele. Sim, não sabemos que idade tem as tabuinhas da Suméria e todas essas tretas juntas que nos contam as biblias e os corões e os talmudes e os deuses deles, os eloins e os nifelins e os demónios dos místicos e ascéticos nem o que os académicos e estudiosos e os teólogos (oh la la) analisam com o seu pequeno cérebro. O livro não tem nada a ver com as vossas contas de cabeça nem os vossos mitos de crianças e heróis…nem com os vossos doutoramentos!

Para mim os críticos e os analistas das obras dos outros deviam escrever as suas ficções...e poemas e coisas assim ao vento. O vosso trabalho muito sério não me concerne e as vossas fontes tão pouco. Só a vida e só a experiência directa para além dos 5 sentidos (corpo-alma -espirito) nos dá acesso ao conhecimento seja ele do que for. Não vale a pena eu citar autores nem autoras fidedignas que tenham outra ideia diferente da vossa porque já SENTI a vossa onda - sabemos que o que farão é sempre afirmarem-se como os únicos detentores da verdade. Portanto até podia discutir muitos pontos de vista mas não debato ideias e menos ainda datas, nem respondo a questões teóricas ou retóricas...o livro foi escrito para mulheres não patriarcais nem machistas ou feministas... Sim, sim o livro é uma pura FANTASIA… Para mim Lilith é apenas uma consciência da mulher a despertar...e não de qualquer mulher. Por isso não se preocupem as cabecinhas pensadoras… há tantas historinhas por ai…
Enfim, também agradeço as questões mas desde logo não são muito bem intencionadas, diz-me a minha sósia. Querem apenas gerar polemica e trazer a verdade e desconstruir a mulher, sempre fantasista e histérica e imprecisa e que não diz coisa com coisa...mas eu sou velha meus queridos, e Bruxa… assumida, pouco me importa o que vocês estudiosos do assunto pensam.
rosa leonor pedro

3 comentários:

Melissa_Eiras disse...

Olá!
Fiquei intrigada com a crítica feita à Lilith em seu livro. Ainda não o li, moro no Brasil mas pretendo adquirir em breve. Em todo caso, costumo procurar bastante sobre a figura de Lilith em textos acadêmicos e livros de psicologia.

Tenho um livro chamado "O Livro de Lilith - O Resgate do Lado Sombrio do Feminino Universal" de Barbara Black Koltuv, Ph.D. e nele a autora descreve Lilith desde suas origens no Talmud, a trata como figura mitológica de várias antigas civilizações. O livro é repleto de referências bibliográficas.

Achei muito estranho o comentário sobre Lilith ser uma "história fictícia medieval"... Há vários outros artigos acadêmicos que estudam a figura de Lilith, posso indicar também.
Recomendo que você procure por esse livro (Editora Cultrix, coleção Biblioteca Psicologia e Mito) e indique também ao autor do comentário que critica seu livro.

Em todo caso, anseio pela leitura de "Lilith A Mulher Primordial", Rosa!

rosaleonor disse...

Muito obrigada Melissa pelo seu comentário e sugestões. De facto o livro de que me fala eu tenho-o assim como quase todos os que pude ter acesso, infelizmente poucos em português e outros que encontrei em francês.
O meu livro não se ocupa do mito em si nem das fontes académicas ou históricas da sua origem, embora as refira pontualmente, mas serviu-me para construir uma tese digamos de que ela seria a mulher primordial e portanto a referência de uma mulher não dividida e inteira...que a mulher moderna desconhece. Os académicos claro que não gostam de ficções… sobretudo se forem mulheres a escrever… mas seja como for para mim tudo é ficção e sobre alguns factos há consenso e sobre outros não. Á mulher cabe sentir e saber de si. Não é o homem que a tem de descrever ...espero que hajam cada vez mais mulheres senhoras da sua palavra!
O livro pode ser adquirido pela editora Zefiro - caso esteja interessada - eles enviam para o Brasil.
Obrigada pelo seu interesse
rlp

Melissa_Eiras disse...

Que ótimo saber sobre a editora Zefiro, estou sim bastante interessada, obrigada!
Acompanho seu blog e posso imaginar quão interessante seu livro deve ser, principalmente por não se tratar como você disse, de um trabalho acadêmico, uma análise ou coisa assim... E penso que talvez o seu trabalho seja ainda mais interessante por ser resultado e exemplo de como podemos criar nossas próprias referências e visões de mundo, como podemos desenvolver nossa realidade. E a literatura têm um grande papel nisso!

Sinto que estou de acordo com você:"à mulher cabe sentir e saber de si".