O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, fevereiro 21, 2020

REALIDADES CARNAVALESCAS






O CARNAVAL...

"Sabe porque não tem fantasia de homem no carnaval? Sabe porque não tem blocos repletos de mulheres fantasiadas de homem, sabe porque não tem uma imensa massa de mulheres pedindo roupas a seus pais, irmãos, tios, primos pra se fantasiar de homem no carnaval? Porque "homem" não é ridículo. Não há em ser homem qualquer ridículo a ser debochado. Ser homem não é passível de deboche. Ser homem é uma condição de supremacia, de superioridade. Diferente de ser mulher, de ser homossexual, de ser negro."

Mulheres sentem obrigação de serem sensuais o tempo todo, é tão introjetado isso, que nem se dão conta. Observem o carnaval: enquanto a maioria dos homens usam fantasias confortáveis e divertidas, pura zuera, mulheres se fantasiam pra serem sexies. Pode ser qualquer tema o da fantasia - animal, super heroína, personagem de filme ou tv, qualquer coisa - ela será convertida em uma roupa sexy, com decote, apertada, muito justa e curta, marcando o corpo. Ser sexy é uma obrigação da mulher na nossa sociedade. Perpetuar a ideia de que estao disponíveis sexualmente é uma obrigação que é introjetada na cabeça e nos sentimentos como se isso fosse normal. E não é só no carnaval. Maquiagens emulam estado de excitação sexual (ou imagem pueril, que também é erotizado numa cultura pedófila como a nossa), roupas muito curtas, justas e decotadas tem função de deixar o corpo das mulheres em constante estado de oferecimento aos homens. Tudo é feito pra hipersexualizar e manter a imagem que o corpo da mulher está disponível e serve aos homens. E não adianta dizer que usa maquiagem, decote, roupa "sexy" pra si mesma, porque gosta, porque não é, não existe isso. Mulheres usam os signos patriarcais para serem aceitas, pra serem desejadas, pra receberem reconhecimento da sociedade patriarcal que lhes socializa pra crer que seu mais alto valor está em ser reconhecida e aceita por homens."

"O exemplo daquela que é considerada uma das "grandes conquistas" das mulheres na nossa sociedade: o trabalho - na verdade, a escravidão feminina ao trabalho, ao mundo do trabalho, que é ESTRUTURALMENTE MASCULINO. A "grande conquista" é apenas um rearranjo do capitalismo e do patriarcado sobre a escravidão da mulher ao homem, não um "privilégio". É uma falsa noção de privilégio que se aponta. Nao se libertam com o trabalho, ao contrário, se escravizam, são subordinadas, aos homens, aceitando e recebendo salários menores (por isso sao contratadas), trabalham mais, estao sujeitas ao assédio, sao desqualificadas em suas profissões, tem múltiplas jornadas, cumprindo, além do trabalho externo, o trabalho em casa, o trabalho doméstico, ou seja, sao violentadas, dominadas, submetidas por/em uma atividade que é apenas uma peça de sustentação do sistema patriarcal e capitalista, dominado por homens, assim como, por extensão, o mundo do trabalho também o é. Não há liberdade, não há autonomia, não há privilégio - a não ser de forma enganadora e aparente. É uma artimanha. E almejar isso como meta, como objetivo, como dado de revolução, almejar ter a condição social de "privilégio" da "cismulher", é um engano tão grande quanto abocanhar uma isca colorida que um homem balança com uma mão enquanto esconde a armadilha atrás das costas com a outra."
Marcio Gimenez





1 comentário:

Elizabete Santos disse...

Pena, serem tão poucos os homens lúcidos.
Partilhei!
Obrigada, RLPedro.