O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, março 24, 2023

A PRIMEIRA MULHER



Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus.
Foi um “presente” do senhor do Olimpo aos homens.

“Os deuses imortais e os homens mortais iriam maravilhar-se com a visão desta armadilha, profunda e sem saída, destinada aos humanos. Pois foi dela que saiu a raça, a súcia maldita das mulheres, terrível flagelo instalado no meio dos homens mortais”
 (Hesíodo, na “Teogonia”).
 
"Aos poucos, porém, ela mesmo foi quem construiu o seu psiquismo de primeira mulher humana, contrariando por completo as expectativas dos deuses do Olimpo.
Sua história representa a jornada da humanidade que, também desprezada pelo seu autoproclamado Mentor-criador, percebeu-se como pecadora, ainda antes de ter cometido qualquer equívoco, intencionalmente.
A emancipação da consciência humana é o difícil mas necessário passo que a humanidade precisa dar, assim como Pandora, para que um novo ser humano possa emergir, finalizando então certas etapas do atual drama cósmico."

Do livro, O sorriso de Pandora


Sem comentários: