O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, julho 10, 2023

AS MULHERES SÃO CONSUMIDAS

Durante seculos as mulheres foram consumidas...



Além de objectos sexuais as mulheres foram usadas e consumidas de todas as formas e feitios...e mesmo as mais modernas, que se consideram livres e emancipadas e instruidas, elas apenas foram programadas de forma subliminar para continuar triplamente a servir os homens e em nada se tornaram livres - o que elas fazem hoje é serem profissionais, assalariadas, donas casas, e amantes - três em uma - em vez de apenas a mãe ou a amante... ou a prostituta...


« As mulheres são consumidas por homens que as tratam como objectos sexuais; são consumidas por seus filhos (que elas mesmas produziram!) quando eles compram o papel da Supermãe; são consumidas por maridos autoritários que esperam que elas sejam servas submissas; e elas são consumidas por patrões que as mantém instáveis na força de trabalho activa e que extraem o máximo trabalho pelo menor salário. Elas são consumidas por pesquisadores médicos que experimentam nelas novos e inseguros contraceptivos. São consumidas por homens que compram seus corpos nas ruas. São consumidas pelo Estado e pela Igreja, que esperam que proliferem a próxima geração pela glória de deus e do país; são consumidas por organizações políticas e sociais que esperam que elas “voluntariem” seu tempo e energia. Elas tem pouca noção de si mesmas porque sua pessoa enquanto identidade foi vendida para os outros.» (?)


APENDICE:
 
Como comentou aqui uma amiga, dizendo que há mulheres que também consomem mulheres, responderei que sim, mas essas mulheres que consomem mulheres são afinal homens de cabeça... Infelizmente, tão predadoras como os homens, com os mesmos vicios e paranoias e complexos. 
Não vejo mulheres "lésbicas" a serem forçadas a esse comportamento estereotipado, mas ele existe. Essas mulheres afinal não amam mulheres nem a si mesmas como mulheres que se negam ser. Amar mulheres sendo mulher isso não obriga a negar a sua essência primeira ou a mudar de sexo. 
rlp

6 comentários:

rosaleonor disse...

Sim, quem somos...É essa mulher interior que temos de descobrir... Creio que somos "forçadas" a cumprir um papael ou outro ou todos até um momento em que desertamos e nos perguntamos isso mesmo...então começa um processo de consciência interior que nos pode levar ao nosso centro... Há muita coisa que se perde mas muita coisa que se ganha quando prosseguimos um caminho para nós...
Um enorme abraço
rlp

Vânia disse...

Olá, eu de facto não sei dizer quem sou. Não sou esposa não sou mãe não possuo status. Vivo sozinha no meio de muita gente. Gosto bastante da vida que levo e da pessoa que sou. Falta me é dinheiro. Nem sempre há comida ou dinheiro para mais nada. Mas tenho um orgulho imenso de suportar uma renda sozinha e pagar todas as contas atempadamente.
Tenho prazer em coisas simples. Bicicleta gatos pássaros e ver o nascer do sol a subir a serra. Era uma pessoa que queria ter sempre alguém para sexo e namorar, não sei o que me aconteceu mas não tenho vontade de estar intimamente com ninguém. Gosto de ter uma companhia para conversar trocar ideias e inter ajuda. Muitas pessoas me criticam inclusive exercem bullying mas na verdade eu sinto me um exemplo de superação a seguir.
Quando me convidam para um copo ou dançar eu digo não e gozam me por eu preferir estar em casa com a Mimi.
Estou bem com as minhas escolhas. Perco as companhias mas não me meto em confusões e fico mesmo muito bem com a Mimi em casa. Já me apeteceu beber sozinha fui e voltei sozinha para casa. Esta casa é sagrada e abençoada. No sofá e cama só há a energia do meu gato. Quando há visitas sentam em cadeiras.
Eu realmente existo e tenho muito valor. No meio das críticas negativas há elogios e críticas igualmente construtivas. Mas eu já não ligo nenhuma ao que me dizem sinceramente.
Sou uma jovem mulher desenrascada séria e dispo a minha camisa quando alguém necessita apesar de tudo.
Sinto me amada por alguns e odiada pela maioria. Vou continuar na Vida a assobiar em cima da bicicleta todas as manhãs q o corpo permitir. Sou feliz assim.
Muito obrigada pelo blogue que me inspira faz dez anos. Lilith é um livro bastante especial mas não sei porquê o Mulheres e Deusas fascina me ainda mais. É um livro que consulto aleatoriamente com alguma frequência.
Gosto muito de ti Rosa.
Eu e a Mimi estamos tranquilas a ver desenhos animados. A Mimi é a minha melhor companhia. É uma meiga com muita doçura.
Renovei o contrato de arrendamento, consegui, creio que o meu senhorio gosta de me ter aqui e a maioria dos vizinhos também. Ao fim de um ano alguns são convidados a sair e eu tenho orgulho na confiança que depositam em mim. Passei por muito mesmo e só agora me estou a conseguir acalmar com escolhas mais saudáveis. Tentei de tudo, mas só me sinto bem a correr ou andar de bicicleta. Estou cheia de lesões mas se não aproveitar o dia a dia a fazer exercício quando consigo Caio em depressão e dores.
O equipamento está pronto, a bike afinada e estou com ganas que amanheça logo para me fazer á estrada
É uma liberdade total largar as muletas e recomeçar a pedalar. A minha família deixou a bike azul fora da garagem para estragar eu agarrei no capacete e comprei uma nova. Eu realmente não quero saber das opiniões de ninguém. Não sei quem sou.

Vânia disse...

São consumidas por outras mulheres igualmente. Quanta hipocrisia.

Vânia disse...

O comentário acima acerca de hipocrisia inclui a si e as suas amigas. Você é tão hipócrita e racional quanto os homens. As suas mulheres preferidas têm destaque. A mim nunca me pediu fotos com seu livro novo. Uma das últimas coisas que a Juliana Xavier me disse foi que para si só contam mulheres com status e que eu não apareço nem ninguém me liga pq não Tenho nada. Foi uma conversa até recente. Todas vocês metem nojo
Vá se fuder.

Anónimo disse...

Devia de ter vergonha Vânia, ponha a mão na sua consciência. Como é que se atreve a vir insultar a Rosa, depois de receber atenção, respeito e apoio? Como é que se atreve a ofender a Rosa, quando ela mesma enaltece e sempre respeitou a mulher?
Essa sua passiva /agressiva é demente, por um lado elogia e enaltece, por outro agride. Não você não é de confiança nem tem noção... Se tem é pura maldade... Não, você aqui não é bem-vinda! Vá se tratar!

rosaleonor disse...

Vania - vi-a duas ou três vezes em dez anos...tive sempre o cuidado de responder as suas questões por respeito e atenção a mulher sofrida, mas não faço amizades nem trato ninguém melhor que a tratei a si. Mas há muito que você deixou de merecer a minha atenção pelas atrocidades que diz e realmente não publico a sua confusão nem as suas ofensas a mim e as outras mulheres. Não sei nada da sua vida nem quero saber da vida pessoal de ninguém. Seja como for isto não é um lugar de disputas nem mexericos nem para agressões malévolas e ordinarices. Fique no seu mundo e viva a sua vida e deixe em paz quem sempre a respeitou, eu não admito a sua falta de respeito aqui nem em nenhum lado.
rlp