O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, julho 04, 2023

QUEM ERA MARIA MADALENA?



PORQUE ENALTECEM AS MULHERES A IMAGEM DE MARIA MADALENA?

O que está implícito neste enaltecer de Maria Madalena nos nossos dias é o drama existencial da mulher em geral, que ainda está completamente identificada com o (seu) "pecado" original (sentimento de que está impregnada) e que ela vive de forma inconsciente e dolorosa, sempre acossada pelo patriarcado e a religião cristã, o que a leva a ir buscar e enaltecer a figura de uma mulher... que foi seguidora e discipula de Jesus; AS escrituras referem-na como prostituta? e não falam de casamento algum, mas através de tantos escritos e mitos (ou não) propagou-se a ideia de que afinal ela "casou com o senhor"... o homem perfeito! E ainda por cima e apesar de "pecadora arrependida" a Igreja a perdoou... Há muitas versões recentes do que teria sido afinal a relação do Mestre com M. Madalena, mas o que é que fica? A busca da mulher do amor ... do homem ideal ou de um deus...
 
Não. AS mulheres de hoje ainda não vão buscar a Mulher sábia e livre e senhora de si...a MULHER QUE COMPREENDIA TUDO...mas antes a amante consagrada pelo seu senhor... O amado. Era o que elas gostariam de ser ainda, salvas pelo homem, dominadas que são pelo poder do Pai e do Deus misógino.
rlp


PARA REFLECTIR

Segundo a Revelação Cósmica o autor e conferencista Jan Vall Elam,  Maria Madalena foi a discípula dilecta de Cristo e autora de mais de 300 livros* ditados por ele, todos destruídos pela Igreja romana. Desses livros restam apenas partes, os chamados apócrifos, descobertos o século passado.

"O que também encontramos em tais escrituras proibidas pelo sacerdócio cristão "ortodoxo" é a confirmação de algo há muito suspeitado, tanto pela leitura das escrituras oficiais 102 quanto por fragmentos gnósticos descobertos antes: o fato de Maria Madalena ter sido uma das figuras mais importantes do movimento cristão primitivo. No Evangelho de Maria, mais uma vez vemos ter sido ela a primeira a ver o Cristo ressuscitado (como está também registrado superficialmente nos Evangelhos oficiais de Marcos e João). Ali vemos igualmente que Cristo amava Maria Madalena mais do que todos os outros discípulos, como é confirmado no Evangelho de Filipe, um livro gnóstico. Mas o papel tão importante que Maria possa ter representado na história dos primórdios do cristianismo só vem à luz nessas escrituras proscritas. Segundo o Evangelho de Maria, após a morte de Jesus, Maria Madalena tomou-se líder cristã, tendo coragem de desafiar a autoridade de Pedro, que se tomou chefe de uma nova hierarquia religiosa baseada na afirmação de que só ele e seus sacerdotes e bispos possuíam uma linha direta com a divindade."
 
* Segundo o autor e conferencista Jan Vall Elam


Sem comentários: