O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, janeiro 11, 2016

A AMEAÇA GLOBAL ÀS MULHERES




"O OCIDENTE: UMA PODRIDÃO QUE CHEIRA BEM,
UM CADÁVER PERFUMADO."

Emile Cioran


Perante o quadro de horrores que se nos apresenta da condição da mulher no mundo eu pergunto como é que há mulheres que se acham emancipadas e livres só porque usufruem de uma circunstância social e política mais favorável em alguns Países, e esquecem como há outras mulheres mortas e violadas, quando na sua frente e diariamente – jornais e televisões - mostram a violência doméstica a par da manipulação sexual, psicológica e afectiva da mulher, umas vezes de forma subtil outras de forma brutal. Pergunto-me como é que as mulheres do mundo ocidental, intelectuais e cultas, escritoras e políticas, se podem sentir confortáveis perante este quadro de realidade tão próximas e insistir na sua atitude de alienação dedicando-se a uma cultura de consumo, alimentando estereótipos de beleza fictícia, quer em si mesmas quer em relação à arte e literatura, contribuindo para a separatividade entre as mulheres e continuando em competição umas com as “outras”…

É evidente que me dirão que também os homens vivem indiferentes aos outros homens e que também não se preocupam com as diferenças e a guerra e os crimes que cometem entre si e que o mal é humano e generalizado...mas os homens não são Mães, não geram filhos nem os alimentam…e foram eles que criaram a separatividade entre as mulheres e exploram igualmente os outros homens. São eles os detentores do Poder. Foram eles que mantiveram as mulheres nessa separatividade e as fragmentaram para delas se servirem em metades: foram os patriarcas que em nome do seu “deus e de leis divinas”, dividiram as mulheres em si mesmas e depois entre umas e outra, condenando-as a usar véu e burka, culpando-as do pecado do sexo em vez de as dignificar como mães e amantes em paralelo.
São os homens que alimentam este estado de coisas em todo mundo e o defendem com unhas e dentes…e fazem a guerra...no Oriente e no Ocidente!


Cabe portanto à Mulher consciente de si o papel de se consciencializar integrando a “outra mulher”, perceber que essa divisão secular a impede de reconhecer a sua irmã que é obrigada a prostituir-se e vender-se e não olhar para ela como a "galdéria" ou a má...só depois da mulher se consciencializar desta cisão milenar da mulher  poderá lutar pela sua verdadeira emancipação que só acontecerá quando a Mulher for UNA e consciente de si própria, não aceitando essa divisão da mulher nem dentro nem fora…
Poderão se calhar pensar que é uma missão impossível, mas se cada mulher de per si se consciencializar do seu potencial e unir as duas partes de si divididas pelo cisma católico, se compreenderem o alcance dessa tomada de consciência individual e trabalho consigo mesma e isto em todo mundo será mais fácil dar outros passos, pois todo o movimento social começa por um movimento interior de consciência.

Assim, se houver um movimento de Consciência do Feminino e da Deusa Mãe a nível Panetário, se as mulheres compreenderem a sua divisão interna e a superarem poderiam unir-se e ser uma Força Mundial e salvar o Planeta da catástrofe que se adivinha há muito…


ESCRITO EM 2006

Acrescente-se agora (2016) a ameaça eminente e concertada do extremismo árabe e as violações recentes a mulheres na Alemanha na Bélgica Suíça e outros países, organizadas em grupo e em massa que ameaçam a Europa com a Migração massiva de muçulmanos e outros fundamentalistas ...

Rosa Leonor Pedro

Sem comentários: