O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, janeiro 08, 2016

A FELICIDADE

 
 

A CENOURA A FRENTE DO NARIZ...
 
Não gosto muito da palavra "felicidade" - nunca gostei. Tive sempre  a noção de que era mentirosa e enganosa e pouco tinha a ver com a realidade. Tornou-se um conceito obsessivo da grande maioria das pessoas no mundo ocidental e funciona como uma cenoura a frente do nariz...
A "FELICIDADE" é porventura a palavra mais escravizante e alienante de toda a história da Humanidade...
A ideia da "Felicidade", a ideia de uma coisa sempre adiada e impossível de acontecer dentro do Sistema que fabrica e condena o SER à Infelicidade, nunca poderia ser mais do que um engodo, uma mentira que faz com os indivíduos ADIEM A VIDA E A REALIDADE DE SI MESMOS E DO MUNDO, face à Matriz de Controle. Condenados e escravos do "Produzir, Consumir e Morrer", com a PROMESSSA DE FELICIDADE ETERNA, as pessoas adiam sempre a VIDA para o amanhã. As mil virgem no Paraíso de Alá para os crentes são a mesma promessa do Paraíso no Céu e o inferno na Terra para os cristãos...
 

PS. A FELICIDADE ...é sem dúvida a cenoura à frente do nariz das pessoas que cegas - com as paletas nos olhos: utopias, crenças, ideologias, filosofias etc. - andam à Nora. Andam à volta do poço...a vida inteira...sem nunca olharem em volta nem pararem...
rlp

Felicidade / depressão
 
"Não há diferença entre felicidade e depressão. Ambas têm o mesmo processo. Só o conteúdo é diferente. As duas vão e vêm. A maior diferença entre as duas é o que fazemos com elas.
Estamos sempre buscando a felicidade. Quando a vemos vir dizemos: " Oh, vem aqui, te vi. Fica comigo para sempre." A felicidade se ri e diz: " Ah, ela me viu, agora eu posso ir." E se vai.
Quanto à depressão, a vemos vir e dizemos: " Vai-te, não te quero comigo." E a depressão acena e diz: " aqui estou eu de novo. Vou crescer cada vez mais, até que ela me ouça e aprenda o que tenho que ensinar." Assim, nos dá uma palmada no ombro e diz: "por aqui, por aqui", Até que capta a nossa atenção. Então vai.
Tanto a felicidade como a depressão têm algo para nos ensinar. Ambas vêm e vão. As duas voltarão. É a nossa resposta e a abertura para aprender de ambos o que marca a diferença.
Minha felicidade é um presente. Minha depressão é um presente. Ambas são como borboletas na minha vida."

Anne Wilson Schaeff

Sem comentários: