"A lógica da ciência, da arte, da filosofia, da religião, de tudo, ao pretender transformar o desconhecido em conhecido, o sagrado em tangível, situa-se nesse plano de ridículo patético que acompanha toda a acção pretendendo-se resposta suficiente às contingências da vida."
in LUZ CENTRAL- Ernesto Sampaio
A POESIA É A PONTE ENTRE O MISTÉRIO DA NATUREZA E O INFINITO QUE SOMOS SUA ORIGEM...
"O Mistério da natureza...está todo expresso na forma humana. O ser humano foi produto do fundo e do mais remoto passado no planeta; traz dentro de si, tal como o seu próprio destino, todo o destino do planeta e com este o destino do universo infinito...
É toda a história do mundo que está adormecida dentro de cada um de nós.
O céu e a terra são a morada dos corpos e dos volumes. Os corpos, que são o invólucro do ser humano, são a morada das almas, da razão e da fé. O corpo é a morada do sentido profundo e o universo é a morada da forma. A forma é limidada. o sentido profundo ilimitado."
ao meu irmão que fazia hoje anos...
"QUANDO PARTIRES DA TUA CONDIÇÃO DE HOMEM , SERÁS DE CERTEZA UM ANJO.
QUANDO ACABARES NA TERRA, A TUA MORADA SERÁ O CÉU."
Excertos de RUMI .
in CÂNTICOS DO SOL
Cada poeta - e aqui deixo de ciciar à vossa orelha - sabe muito bem que não habita o seu corpo. Sabe que "a natureza criou os bailarinos no círculo deles como criou a seara no seu círculo e os signos da floresta".
Falo dum NADA realmente calcinado e á imagem do fogo. Falo do princípio da tensão extrema. Numa longa rebelião.... a definir.
Sombria música fascinante, dura aprovação das noites, morte. Morte louca de estranho aparato...Um longo fracasso em flor num outro sonho, num outro amor gelado.
Nada existe em vão. Por outro lado, nunca nos reconheceremos...
LUZ CENTRAL....LUZ CENTRAL....LUZ CENTRAL...
Sem comentários:
Enviar um comentário