O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, junho 12, 2021

o saber consciente dói sempre



AS CURAS AS TERAPIAS E @S TERAPEUTAS...


"O que se pretende no fundo, creio, com toda esta avalanche de “curas” e métodos, todo o tipo de abordagens new age do feminino, é que a mulher não se aprofunde na questão do Ser Mulher, seja na depressão seja numa doença, para que ela não vá ao fundo do seu problema, as causas e origens das mesmas, enquanto mulher essência, afastada da sua vida instintiva. E porque a mulher tem e sofre maioritariamente de doenças ditas “de foro feminino” que mais não são do que a alienação de si mesma ou o afastamento do intimo, devido ao alheamento da sua anima e da sua psique cindida, longe que estão da sua verdadeira identidade, elas buscam e aceitam esse “apoio” cegamente sem saber que estão a ser quase sempre manipuladas…
As mulheres sofrem tanto em toda a sua vida que agarram todas e quaisquer promessas para fazer cessar o seu sofrimento, a sua dor…O que elas não sabem é que se não houvesse resistência à dor, se não houvesse esse medo (da morte) a dor poderia ser até passageira e transformar-se-ia rapidamente em saber pois a raiz de sofrer em latim significa justamente conhecer através da experiência e passando essa experiência pela nossa pele…
Sim, o saber consciente dói sempre …e é preciso ir para além dessa dor transformando-a, alquimizando-a e não suprimindo-a, como a medicina alopática faz apagando os sintomas da doença e nunca curando, e assim fazem também as terapias modernas, que afastando as mulheres da sua dor verdadeira, das suas feridas profundas, as mantêm na rama, na superfície do sentir para que elas nunca possam ir ao fundo das suas psiques…
Há gente bem intencionada há...mas cuidado - são raras as curas e só cada pessoa se pode curar a si mesma!"
rlp 
texto escrito em 2017


REVISITANDO O TEMA...

TERAPEUTAS OU NÃO TERAPEUTAS

Queria aqui deixar uma nota para as amigas que por acaso sejam terapeutas...
Eu escrevo muito sobre a abundância de terapeutas e terapias de mulheres que estão longe de estar curadas e muitas longe de entender a sua própria ferida... e que em vez de curar elas contaminam mais do que curam. Ainda que o princípio de cura, Kiron, seja o curador ferido e portanto aquele que sabe profundamente da sua ferida… nem sempre acontece assim. Como sabemos isso passa-se com os psicólogos e psiquiatras, ou médicos e embora sendo a sua missão curar e ajudar, há muito ego e muita falta de honestidade e oportunismo na maioria deles e isto oficialmente dentro do sistema, mas passa-se igualmente com a maioria dos facilitadoras e terapeutas ou mestres dentro de uma suposta espiritualidade (porque ninguém sabe o que é ser espiritual) que visam apenas protagonismo e vantagens económicas, mas com isto eu não nego as mulheres (e homens – como sabem eu aqui falo sempre só para as mulheres - ) que, sendo honestas, sinceras e empáticas, procurem ajudar outras mulheres na sua aflição. Todavia falta quase sempre a consciência de si como mulheres inteiras e das causas das suas feridas para poderem sarar em nome do que quer que seja, mesmo que tenham esse dom.
E claro, esta é a minha visão da questão e eu não quero magoar nem ferir ninguém que o faça em plena consciência. Mas deixemos de lado as nossas profissões e crenças para nos focarmos AQUI na Consciência do nosso ser mulher e perceber o que nos feriu e marcou e impediu de sermos quem somos e podermos expressar o nosso sentir sem medos nem rodeios ou inibições. E enfim, até podermos curar ou ajudar do mais fundo do coração outras mulheres.
Dito isto espero que percebam que o meu trabalho, chamemos-lhe assim, é de algum modo procurar a verdade em nós e as barreiras e mentiras que nos tolhem e impedem de ser quem verdadeiramente somos. Porque o importante é ser-se o que se é sem qualquer pretensão. Aí a primeira batalha a vencer é o Ego… o ego pessoal, e depois o ego espiritual etc.
É como se cada mulher que queira mergulhar em si mesma tivesse que se despir de todas as suas vestes que lhe serviram de protecção e escudo, afirmação ou defesa… e isso é um trabalho difícil e muito doloroso as vezes. Preferimos então fugir para outras dimensões em busca de anjos e hierarquias…e coisas de outros mundos ou fantásticas que nos guiam para lado nenhum… Desculpem o desencanto e o cepticismo!
Lamento se em algum momento vos ofendi ou parece que duvidei, mas nunca escrevi para ninguém em particular no sentido de diminuir essa pessoa…apenas escrevo o que sinto e penso. Ninguém está na minha mira objectivamente como ente (alma), mas como persona talvez, pois não tenho a intenção de atacar alguém em particual, mas sim visar uma atitude em que neste caso a pessoa é a sua própria vitima… e acaba prejudicando as outras…
Precisamos apenas cada uma de nós de ser tão sinceras quanto possível… e eu sei que isto é quase impossível de pedir…mas apesar disso eu creio profundamente nalgumas mulheres aqui presentes… São poucas… mas valem infinitamente muito pela sua capacidade de verdade…
Rlp


1 comentário:

Vânia Jones disse...

Há q meter acção no q se diz . E há coisas que muito bem q acompanhadas de terapia mas têm de ser feitas. Eu não tinha noção disso. Distraída... Esqueci a me dê chutar o balde a quem me chutou em criança já o fez em adulto e teimou em tentar repetir recentemente. E é só aí q eu quero chegar. Mereço sair á rua sem encostos... Recados... Desenganos... Não há em quem confiar agora e andar em frente sem olhar para trás... É a paz no inferno é caminhar sobre labaredas dia e noite com esses lamboes alcoolizados ou não... E com amigas.. desde a esquina da mearciaria às urgências hospitalares... É de estar ao rubro sim. É de manter o coração a 173 por mais de duas horas seguidas... Férias. Férias. Ainda á espera de dinheiros q me devem da casa anterior... É desta que vou sem olhar para trás. E como dizes... Quem vier por bem seja bem vindo! ,☮️♥️ Já só quero paz e amor. Só. E basta. Com extrema delicadeza. Sou recíproca dessa forma. Era só mais um rótulo de Asperger... É tudo amor e mel o resto é de partir os dentes a quem sequer tentar forçar por palavras ou ... ♥️☮️😽 Sempre amei Mulheres. Sempre gostei de sexo com homens. Nem todos me satisfazem. Mas as Mulheres.. ah as Mulheres são completas... E Raras também... Mas a Fé q tenho é q vamos todas lá chegar