O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, junho 23, 2022

UMA MANOBRA BRUTAL - CONTRA AS MULHERES

 


O QUE DÁ LUCRO: CONVERTER A LIBERTADE FICITICIA DA MULHER EM SEXO ACTIVO E SERVIR OS HOMENS POR VONTADE PRÓPRIA- de maneira a que elas não percebam a manipulação.


“Aqui está a reviravolta que surgiu. Algumas mulheres jovens queriam igualdade sexual com os homens: isso é uma reivindicação por poder igual. Elas não queriam ser meros objetos sexuais, elas queriam ser agentes sexuais ativos. Mas embora a verdadeira e total igualdade sexual entre homens e mulheres ainda seja demasiado ameaçadora, revelou-se, no entanto, lucrativo lisonjear as mulheres que a têm. Então os meios de comunicação começaram a destacar esta mensagem: é através do sexo e da exibição sexual que as mulheres realmente têm o poder de obter o que querem. E porque o verdadeiro caminho para o poder vem de ser um objeto de desejo, meninas e mulheres devem agora escolher ativamente - até mesmo celebrar e abraçar - ser objetos sexuais. Esta é a marca de uma rapariga verdadeiramente confiante e capaz: aquela cuja objectificação não é imposta de fora, mas vem de dentro. Tens de admitir, isto é uma inversão muito esperta. A melhor maneira de ganhar este tipo de poder é atender o que os homens querem. E não estás a concordar com os homens ou com os requisitos sexuais patriarcais: ao submeteres-te, estás no lugar do condutor! ”

Susan J. Douglas. “A ascensão do sexismo iluminado: como a cultura pop tirou do poder próprio a mulher para as indo enlouquecendo" (ou alienando de si mesmas?)

Sem comentários: