O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, junho 11, 2022

um testemunho - hoje...

 



Estou em choque

 EVORA - Está manhã sai de casa eram 8h da manhã e na praça do Giraldo estava uma ambulância e polícias...Uma rapariga foi violada...por 5 animais

 Neste país e neste aspecto....creio que há tudo por fazer....

 Eu própria fui vítima de violência doméstica dentro de 4 paredes: fui  violada e estrangulada, e para terminar em beleza levei com um bastão de metal na cabeça o que me deixou sequelas para o resto da minha vida....Nunca mais vou ficar bem....

Comigo estarão milhares de mulheres neste momento a sofrer....Não sei o que vai ser de mim. Isto foi há dois anos....Ainda tenho pesadelos como se fosse ontem....

Não contei isto a ninguém… só as bastonadas... E quando cheguei a esquadra já o bofia gozava comigo e dizia me que tinha uns lindos olhos verdes....nem me mandaram sentar....e eu escorria sangue de toda a minha cabeça....

 Na casa abrigo onde estive nem triagem médica fazem....nem exames ginecológicos nada.....mas elas já estão com uma queixa crime em tribunal.

Este país não é de facto para mulheres...

(…)

 Um abraço grande. Tenho lido o que escreve e tem me ajudado muito. É uma grade mulher

 

Filipa Silveira

7 comentários:

Vânia Jones disse...

Rosa, este mundo não é para mulheres. Estou a amar a solidão com a Mimi. Beijinhos.

Vânia Jones disse...

Também continuo com pesadelos da agressão que sofri faz um ano e lembranças só as pancadas da cabeça... Já não lembro de mais nada. Fico bastante nervosa quando saio á rua ... Não é nada fácil Ser Mulher mas estou orgulhosa de mim, feliz por esta aventura de auto conhecimento. Violência contra Mulheres é um acto de cobardia, somos tanto que nos tentam anular das formas mais estapafurdias. E o pior de tudo são as escassas penas para os predadores sexuais. A mensagem da justiça é clara.

rosaleonor disse...

Sim, temos de procurar formas de evitar situações de conflito e o melhor é preservar-nos até das relações...nada como um gato...seguro e doce. Mesmo que arranhe... Beijinhos e muita força para si!

Vânia Jones disse...

A Mimi até morde. Adoro. Obrigada e muitos beijinhos. Adoro o teu blog os teus livros e a ti.

rosaleonor disse...

Continua firme e com muita força para seres a mulher que tu és e não te perderes nas ilusões que todas temos, mas que não são de facto aquilo que nos faz mais pessoas e mais dignas de nós. As vezes é preciso saber estar só...outras o contrário, mas mais vale jogar pelo seguro: "vale mais só que mal acompanhada"...e com a Mimi estás salva deconfusões...
Beijinhos

��Anjo Caído�� disse...

Oi te acompanho desde 2003😁

rosaleonor disse...

Fico contente por saber - já são muitos anos - abraço na alma e muito grata por o mensiconar!