O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, março 28, 2004

AINDA O ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ

“É provável que haja no homem que sou uma componente feminina, sem que isso retire alguma coisa à minha masculinidade. Talvez se tenha de levar em conta outra forma de ilusão que é pensar: como seria se o Poder se estivesse nas mãos da população feminina? Seria tudo diferente? Mas estamos a falar de um sonho, sabemos que , quando as mulheres chegam ao Poder, seguem modelos masculinos. Não foram, porém, postas à prova. O modelo dos homens, a meu ver falhou.”

O que eu acho extraordinário é que um homem de craveira política e literária como Saramago mantenha uma lucidez tão grande ao encarar a necessidade desse feminino e seja tão objectivo no que diz...
Ele pressente pela sabedoria inata que acorda também no homem que ama a Mulher, que falta acordar esse Feminino natural que é comum ao homem e à mulher e pode salvar a humanidade pois só pela integração da Natureza e do Feminino a Humanidade voltará à Paz e ao Amor da vida e da Natureza-Mãe e da Deusa... e essa É a Consciência que nos falta!


“Temos de começar a uivar,
comecemos a uivar”



”O UIVO:

A ressurreição da mulher selvagem

A loba, a mulher-lobo.

A loba canta mais e a criatura-lobo começa a respirar. A loba ainda canta, com tanta intensidade que o chão do deserto estremece, e enquanto canta, o lobo abre os olhos, dá um salto e sai correndo pelo desfiladeiro.
Em algum ponto da corrida, quer pela velocidade, por atravessar um rio respingando água, quer pela incidência de um raio de sol ou de luar sobre o seu flanco, o lobo de repente é transformado numa mulher
Que ri e corre livre na direcção do horizonte.
Por isso se você estiver deambulando pelo deserto, por causa do pôr-do-sol, e quem sabe esteja um pouco perdido, cansado, sem dúvida você tem sorte, porque a Loba pode simpatizar com você e ensinar-lhe algo – algo da alma.”


(In MULHERES CORRENDO COM LOBOS – Clarissa Pinkola Estes)

Dedico este Poste ao escritor José Saramago que sei não me lerá, mas um uivo subtil há-de segui-lo a partir daqui!

1 comentário:

Stella Petra disse...

O momento atual se mostra latente quanto as necessidades de se resgatar nosso universo feminino...Por onde andará a nossa real essência...aquela em que não teríamos necessidade de uma busca desenfreada ao externo...uma busca sôfrega de corpos perfeitos, tendo em muitas vezes, a alma estraçalhada...Sinto essa chama a queimar dentro de mim...sinto a chamada da deusa em todo o canto, em todos os poros de meu corpo, em minha alma...É a essa voz, que nós mulheres, deveríamos escutar e atender...nossa real e verdadeira mulher selvagem...
PARABÉNS PELO SEU CANTINHO TÃO ACOLHEDOR!
Abraços carregados de boas vibrações
Carinhosamente
Stellinha :)