O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, setembro 10, 2004



NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Eu sei que o Governo português acaba de agraciar uma grande mulher brasileira do Teatro - Fernanda Montenegro - com a mais alta insignia do reino, a Ordem do Infante...e que ela o merece, assim como sei que a escritora Agustina Bessa-Luis ganhou o galardão mais alto da língua portuguesa, prémio Camões...e também o merece, mas não confundo as mulheres que atingem patamares, os mais elevados, nas estruturas patriarcais e os seus sucessos com os milhares de mulheres no país e no mundo que não têm voz e são vítimas de todo o tipo de abuso e violência e é por essas e dessas mulheres que eu falo e me interesso...

PENSO MESMO QUE ESTAS CONDECORAÇÕES SERVEM APENAS PARA DISFARÇAR A VERDADEIRA REALIDADE DAS MULHERES, QUANDO É E CONTINUA A SER EVIDENTE A SUA SUBALTERNIDADE NOS ORDENADOS SEMPRE INFERIORES E O ABANDONO CÍVICO POR PARTE DOS NOVOS DONOS DO PAÍS!

SABEMOS COMO AS MULHERES ESTÃO SUJEITAS A SER JULGADAS POR CRIME DE ABORTO POR USAR A SUA LIBERDADE DE ESCOLHA, ASSIM COMO DAS MÃES MISERÁVEIS QUE NÃO TÊM DE COMER PARA DAR AOS FILHOS E OS PROSTITUEM E AS PROSTITUTAS ABANDONADAS À SUA MÁ VIDA E NADA SE FEZ OU FAZ PARA QUE AS MULHERES TENHAM UMA VIDA DIGNA, SENÃO SOBRECARREGÁ-LAS COM MAIS TRABALHO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA OU USÁ-LAS, NO BORDEL COMO EM CASA, NA PROPOGANDA POLÍTICA PARA TEREM OS SEUS VOTOS!

Sim, também sei que há mulheres relativamente emancipadas e livres, mas à sua custa e à custa de muita luta e obstáculos...e há as mulheres que apenas usam a cabeça SEM QUALQUER SENTIMENTO e têm sucesso no mundo dos homens traindo-se a si próprias e às outras mulheres.

Sem comentários: